quinta-feira, 11 de julho de 2013

A natureza delas: mulheres artista na coleção Pompidou

Retratos de família
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta ainda essa semana a exposições “Elles: Mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou”. São cerca de 120 obras de 65 artistas mulheres de diversos países. Os trabalhos são desde o início do século XX até uma produção desta segunda década do século XXI. Este post é para compartilhar nossas impressões sobre como a natureza foi retratada por algumas destas artistas.

Destacamos o quadro de Dorothea Tanning "Retratos de família" que parece apresentar sua crítica a respeito da relevância de cada membro familiar na vida doméstica, no cotidiano. Observe que o cachorro possui quase o mesmo tamanho da criada, o que nos leva a pensar sobre a importância do animal doméstico no seio familiar. 

Caranguejo
Dentre os trabalhos de Lygia Clark, Caranguejo, da série bichos, nos permite perceber sua ideia de estabelecer uma relação entre o espectador de instalações com o incômodo de um bicho imóvel, metálico, morto, mas que representa vida, em busca de uma materialidade do ritmo.

Em "Reflexões de uma cascata", Louise Nevelson se inspira em quedas d'água silenciosas e musicais, em uma espécie de ritmo visual inspirado no barulho das água. Ainda sobre as águas, o quadro "Atlântico" de Genevieve Asse nos convida a esse silêncio diante da grandiosidade da natureza. 
Atlântico

Por fim, encerramos com o quadro "Adão e Eva" da artista francesa Suzanne Valadon, na qual apresenta ao funda sua natureza e paisagem pós-impressionista. Os tons de verde são marcantes não apenas nesta como em outras obras.


Vale a pena conferir a exposição que fica no CCBB-RJ até o próximo dia 14 deste mês.

Nenhum comentário: