terça-feira, 30 de julho de 2013

Pássaros na arte japonesa

Terminou esse fim de semana a exposição "Birds in the art of Japan" promovido pelo The mtropolitan museum of art em Nova Iorque. A exposição contou com cerca de 150 obras de diferentes expressões artísticas desde os tempos medievais até o presente.  Os destaques incluem um par único, no início do século XVII, de aquarelas retratando um rebanho de 120 pássaros mynah em vôo na costa, e um conjunto de quatro enormes pinturas de aves de rapina do século XIX de autoria do mestre Kawanabe Kyōsai, cada um com mais de nove metros de altura. 


A curadoria fez questão de colocar quadros de diferentes épocas lado a lado para que os expectadores pudessem pensar sobre as diferenças entres os equipamentos de pintura, além das texturas modernas e contemporâneas, cerâmicas, laca, e arte de bambu. Retirado principalmente da própria coleção do Museu, que também contou com quinze trabalhos emprestados e coleções particulares.

A exposição surgiu a partir da equipe do museu ter percebido quantas obras japonesas expressavam pássaros. Decidiram então reunir e formar essa exposição que foi um grande sucesso por apresentar o simbolismo desses animais no pensamentos dos artistas e por que não dizer dos japoneses.

O site do museu é http://www.metmuseum.org/

Nenhum comentário: