segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

V Jornada de Estudos Coloniais

Com o intuito de comemorar e refletir sobre o quarto centenário de Belém, discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) realizam, na próxima terça-feira, 12 de janeiro, a primeira etapa da V Jornada de Estudos Coloniais, no Museu de Arte Sacra do Pará, das 14h às 18h. O evento ocorrerá em outros momentos ao longo de 2016, sempre aludindo à fundação da cidade e sua época colonial.

Para o doutorando do PPHIST e um dos organizadores, Raimundo Neves Neto, a comemoração dos 400 anos de Belém é um momento ideal para repensar e revisitar sua história. “Hoje, muitos andam pelo centro histórico sem entenderem a dimensão daqueles prédios para além da pedra, sobretudo aquela praça onde está o Forte do Castelo, o Museu de Arte Sacra e a Catedral, e todas as dinâmicas específicas da região, como os rios e as drogas do sertão. Não podemos virar as costas para o nosso passado”, opina.

Assim, na primeira etapa da jornada, uma palestra e uma mesa-redonda abordarão a fundação de Belém e a questão religiosa na cidade durante o período colonial. A palestra de abertura será proferida pelo professor doutor Alírio Cardoso, docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e referência em século XVII para o antigo Estado do Maranhão e Grão-Pará. Já a mesa-redonda, mediada pelo vice-coordenador do PPHIST, Rafael Chambouleyron, será composta pelos discentes do programa, Raimundo Neves Neto, Frederick Matos e João Antônio Lima, falando sobre patrimônio jesuítico, Capuchos da Piedade e Santo Ofício na Amazônia.

Para participar da programação, basta chegar ao Museu de Arte Sacra com meia hora de antecedência e pagar uma taxa de cinco reais. Certificados serão entregues ao fim da mesa-redonda. Para saber mais, é só acessar a página do evento no Facebook.

Jornada – O evento surgiu em 2008, pela iniciativa de alunos da graduação em História, objetivando congregar pesquisadores que se debruçam sobre o período colonial na Amazônia. A primeira edição debateu o quarto centenário de nascimento do Padre Antônio Vieira, justamente no Museu de Arte Sacra, antiga Igreja-Colégio dos padres jesuítas, para onde a jornada retorna em 2016.

De lá para cá, os então graduandos já são mestres, doutorandos, professores e chefes de departamento de instituições como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), mas mantêm a tradição de realizar a jornada, ao lado dos graduandos da atualidade. A próxima etapa do evento em 2016 está prevista para maio, com programação mais extensa, ainda em definição.

Serviço:
V Jornada de Estudos Coloniais
Dia: 12 de janeiro de 2016
Hora: 14h às 18h
Local: Museu de Arte Sacra do Pará (Igreja de Santo Alexandre)
Valor: R$ 5,00
Mais informações na página do evento no Facebook.
Haverá emissão de certificados.

Nenhum comentário: