segunda-feira, 12 de julho de 2021

As garças na história

A história das aves é fascinante por considerar não apenas a potente adaptabilidade dessas espécies, mas também pelas relações estabelecidas ao longo do tempo com outros seres vivos. Entre os humanos, elas são símbolo de liberdade e paz. 

As garças são aves que representam bem o que acabamos de dizer. Adaptaram-se em muitos e diferentes regiões do planeta, sendo registradas em manuscritos e pinturas por sua beleza e presença constante em espaços como lagoas, rios e outros espaços marítimos. 

É possível que os antepassados dos romanos as denominavam de Karkia, o que teria sido a raiz da palavra em espanhol Garza e posteriormente em português Garça. Importantes escritores romanos escreveram sobre sua resiliência. No Japão, as garças foram personagens pintados nos mais variados suportes, no entanto hoje só podemos conhecer algumas espécies de garças nesses afrescos, pois a garça japonesa foi extinta. 

Os antigos romanos retrataram garças em muitos de seus mosaicos para adornar suas residências. Os indígenas brasileiros também nos contam sobre a importância dessa ave para a cosmologia de algumas etnias - como os Desana que habitam regiões no Brasil e na Colômbia e explicam o universo e a própria origem humana por meio de uma constelação chamada 'constelação Garça' .

No Egito Antigo a ave legendária Benu (uma espécie de alma do deus Rá) adquiria a forma de uma garça e está presente em vários registros dessa civilização. Infelizmente essa espécie também foi extinta. 


A espécie denominada Garça-vaqueira teve sua presença relatada no Brasil pela primeira vez na década de 1960 no arquipélago do Marajó e hoje está adaptada em todo território nacional. A Garça-vaqueira é originária do continente africano e provavelmente migrou para a América do Sul viajando em embarcações que cruzavam o oceano Atlântico. Ela encontrou boa acolhida junto às criações de gado por todo o Brasil.

Ao observarmos a garça ao longo do tempo podemos perceber sua presença na cultura de diferentes civilizações na história. Também nos permite reconhecer a circulação e adaptação das aves em diferentes continentes do planeta. Isso amplia nossa compreensão sobre os personagens não humanos e a complexidade das relações entre os seres vivos na história.

Um comentário:

Anônimo disse...

Existe tbm a garça negra, ou azul, que tbm impressiona por sua beleza. Aqui no Ceará temos vários ninhais. Moro em Aquiraz e aqui próximo existe um Ninhal próximo ao rio Pacoti.