sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sábado de Cine Gaia no Jardim Botânico


A mostra de cinema socioambiental do JBRJ apresenta, neste sábado, 9 de julho, o documentário norueguêsCampos de Deméter, às 15h, e o brasileiro Urubus têm asas, às 16h, no Centro de Visitantes.

Em “Campos de Deméter – As estações do ano na paisagem europeia da cultura” (2007), de Knut Krzywinski, duas meninas saem em uma jornada para descobrir a história, a diversidade, os mitos e os povos da Europa. O ponto de partida é o mito de Deméter, deusa grega da fertilidade, que teve que entregar sua única filha ao mundo subterrâneo durante metade do ano. Daí teriam se originado as estações e a agricultura. Filme com 46 minutos.

Às 16h, o Cine gaia exibe “Urubus Têm Asas” (2007), de Marcos Negrão e André Rangel, com 15 minutos. O filme mostra como as novas gerações da comunidade de caranguejeiros do Rio de Janeiro, que enfrenta os danos causados pela poluição da cidade ao mangue, sua fonte de sobrevivência, consegue reciclar e adaptar ideias, ações a essa nova realidade, modificando seu futuro.

A mostra Cine Gaia acontece quinzenalmente no Centro de Visitantes, com acesso pela Rua Jardim Botânico , 1008. Grátis.

Nenhum comentário: