quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

O gato na última ceia: símbolos renascentistas da natureza

Domenico Ghirlandaio nasceu em Florença - Itália no ano de 1449. Ali desenvolveu seu talento como pintor renascentista até alcançar grande prestígio entre os maios importantes artistas da época, Botticelli e Filippino Lippi. Seus trabalhos influenciaram toda uma geração de pintores e um de seus aprendizes se tornou muito famoso: Michelangelo. 



Dentre suas muitas obras, Ghirlandaio pintou o afresco 'A ultima ceia' em 1481 para a igreja franciscana de Ognissanti em Florença e outra pintura muito semelhantes com o mesmo tema bíblico para o refeitório da Igreja Dominicana de São Marcos em Florença. A diferença entre os dois afrescos é a seguinte: em uma das pinturas há a presença sutil de um gato. 


Os estudos de história da arte demonstram que durante o período conhecido como Renascença (entre os século XIV e XVI) os gatos simbolizavam  o próprio Satanás - antagonista do Deus dos cristãos segundo os textos bíblicos. Essa associação ganhou força durante os anos da Peste Bubônica quando muitos europeus acreditavam que a doença era causada pelos próprios felinos. As bruxas também foram relacionadas aos gatos, que pareciam incomodar os humanos a partir de seu comportamento naturalmente misterioso. 


É sabido que na Europa, durante a Quaresma, a Igreja Católica incentivou o assassinato e tortura de gatos ao pregar que esses felinos estavam possuídos pelo demônio. Cada vez mais práticas de extermínio de gatos se tornavam comuns na Europa renascentista com rituais de prisão dos felinos, queima de seus corpos em praça pública e até mesmo o arremesso desses pequenos mamíferos do alto de torres. Nesse contexto, o gato de Ghirlandaio na 'Ultima ceia' parece merecer a consideração de protagonista da obra de arte. 

Outros símbolos da natureza

A 'Ultima Ceia' Ghirlandaio também conta com outros elementos da natureza carregados de simbolismo:  os tradicionais pão e vinho representam o corpo e o sangue de Cristo. Os damascos simbolizam o pecado. As cerejas também representam o sangue de Cristo. As nozes são símbolos da Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo. O alface é uma hortaliça com o significado de penitência e as frutas cítricas, especialmente a laranja, são símbolos da vida eterna e apontam para a ideia de Paraíso.

Ao fundo, como em segundo plano do afresco, notamos a presença de  árvores coníferas da família Crupressaceaehá, comumente chamadas de  ciprestes como símbolos de redenção. O céu é cortado por muitos pássaros, eles também se apresentam como símbolos. Esse é o caso gavião atacando um pato. Os patos representavam a perversidade e as alegrias terrenas que atrapalhariam a consagração dos humanos a Deus. As codornizes e estorninho-malhado são símbolos penitência. 

Por fim, outra ave que chama atenção está na janela da direita e se trata de um pavão que a tradição dizia ter uma carne que nunca estragava e representava a ressurreição e imortalidade. O pavão também é símbolo de pureza e incorruptibilidade, sendo motivo de decoração em muitos mausoléus cristão no período da renascença. 

Para saber mais:
TORREY, E. Fuller; TORREY, E. Fuller. The Rise of Cats and Madness: I. The Renaissance. Parasites, Pussycats and Psychosis: The Unknown Dangers of Human Toxoplasmosis, p. 29-41, 2022.

Nenhum comentário: