quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Búfalos no carnaval: história ambiental na passarela do samba

A escola de samba Paraíso do Tuiuti, com sede no bairro carioca de São Cristóvão, escolheu como enredo 2023 a história da introdução do búfalo (Bubalus bulalis)  na Ilha de Marajó - extremo Norte do Estado do Pará. O desfile ocorrido na noite de segunda-feira além de muito bem avaliado pela crítica pela profusão de cores, o diálogo com a rica cultura paraense e um samba enredo contagiante também foi uma aula de história ambiental. 


A escola fez do búfalo o protagonista de seu enredo. Segundo o carnavalesco João Vítor Araújo, a introdução do animal teria acontecido no século XIX, quando ocorriam fluxos comerciais de especiarias por meio de navios carregados de temperos que partiam da Índia. Os búfalos teriam sido embarcados na Índia com destino à Guiana Francesa. Ao passar pela costa brasileira, uma tempestade levou o navio a naufragar depois de bater em uma pedra. Todos os tripulantes teriam se afogado e somente os búfalos sobreviveram. Conseguiram chegar nadando até ao arquipélago do Marajó, onde tiveram sucesso em sua adaptação. 

Assim como outras espécies animais e vegetais, o Pará foi a porta de entrada dos búfalos no Brasil. Relatos informam uma história distinta daquela apresentada pela Tuiuti. Em fins do século XIX, colonizadores ingleses e franceses que circulavam pela costa brasileira com destino a Guiana Francesa e o Caribe teriam desembarcado búfalos no Marajó de maneira proposital. 

Os registros da Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB) indicam que em 1902 o sr. Bertino Lobato de Miranda importou búfalos de Itália para sua Fazenda São Joaquim. Outro documento aponta para uma segunda importação, desta vez em 1906 realizada pelo advogado e folclorista Vicente Chermont de Miranda para sua Fazenda Dunas e Ribanceira. 

As contradições históricas e eventuais equívocos do enredo não desmerecem de forma alguma a aula de história ambiental dada pelo Paraíso de Tuiuti. Além de nos remeter a primeira grande batalha ocorrida na Guerra do Paraguai, a palavra Tuiuti curiosamente em tupi-guarani significa 'lamaçal', 'pântano'e/ou 'variedade de ave branca'. Podemos estabelecer alguma relação com o búfalo que habita locais alagadiços, pantanosos e tem seu dorso visitado por aves brancas. 

Ao escolher o búfalo como protagonista da história, a Tuiuti foge de uma história que privilegia os seres humanos e reafirma o antropocentrismo. O enredo amplia nossa compreensão sobre o passado ao pensar sobre a circulação e aclimatação de animais em diferentes partes do planeta. Também aproxima a fauna asiática da natureza amazônica, refletindo sobre múltiplos intercâmbios (isso está presente em todas as alas do desfile). Conhecemos, portanto, o passado brasileiro a partir de um ângulo novo e mais interessante para o grande público. Uma oportunidade de escrever uma história atrativa que conecta mistérios indígenas, economia pecuária eurodescendente e cultura musical afro-indígena. 

A partir do búfalo como personagem central, desenrola-se uma história potente. Assim é a história ambiental, uma proposta que amplia nossa compreensão sobre o passado, revelando novas perspectivas sobre temas importantes. Assim é a história dos animais, uma maneira de incluir novos personagens no centro do debate, questionar os prejuízos dos estudos antropocêntricos sem deixar de lado as questões das sociedades humanas. A escola Paraíso do Tuiuti descobriu essa potencialidade, outras escolas ainda não.  

Fontes

SANTOS, Jannes Mendonça dos. Atualidades na produção de búfalos na ilha do Marajó- Pará. Orientador: Sebastião Tavares Rolim Filho. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2020.

MINERVINO, Antonio Humberto Hamad et al. Bubalus bubalis: a short story. Frontiers in veterinary science, v. 7, p. 570413, 2020.

Nenhum comentário: