quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Animais e as pinturas no século XIX


 Na Europa, durante a segunda metade do século XIX, há uma demanda por parte das famílias mais abastadas em registrar seus animais de estimação em quadros pintados por artistas experientes. Segundo Martina Pfleger (1991) o pintor austríaco Carl Pischinger (1823-1886) esteve envolvido diretamente nesse contexto, especializando-se em registrar animais em óleo e aquarela, tornando-o um dos artistas mais populares de Viena nesse tipo de trabalho. 

A maioria de suas pinturas é de representações de animais, com destaque para os cães e a tentativa de imortalizá-los nas telas, retratados em diferentes contextos. Muitos desses bichos assumem posições que nos remetem a gestos/poses humanos, como por exemplo uma cena em que o personagem está olhando pela janela, pretendendo apresentar uma descrição psicológica do animal . Até mesmo suas pinturas de gênero incluem representações de animais, mesclando humor e sentimentalismo. 

No destaque vemos o quadro 'Gute Freunde' ('Bons Amigos' sob a guarda do Belvedere Museum), contando com aves e cães em sua simplicidade, com destaque para um dos peludos vestido com uma fantasia, disfarce artístico - dando um ar carnavalesco para a cena. Isso também nos mostra como a relação entre humanos e outros animais movimentou o mercado de artes e criou um nicho para pintores de cenas com animais. 

Referências- Martina Pfleger: Landschaftszeichnungen Carl Pischingers in der Albertina. Studien zum Naturverständnis im Wien des 19. Jahrhunderts. 1991

- https://digital.belvedere.at/objects/2364/gute-freunde

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