quinta-feira, 10 de abril de 2014

A natureza no Museu pré-histórico de Thera (Santorini - Grécia)

Hoje vou escrever um pouco, tentando não ser cansativo, sobre o que vi no Museu de pré-história Thera, localizado na ilha grega de Santorini. Como não poderia ser diferente, meu olhar foi em busca das plantas e animais, ou tudo isso que chamamos natureza exposto no referido Museu. Antes de mais nada gostaria de dizer que não gosto muito da expressão "pré-histórico", pois não é correto considerar que essas civilizações não registravam seu passado.

Estátua de uma cabra de ouro

O museu está organizado em quatro: 1) a história da pesquisa arqueológica que resultou no museu; 2) a geologia de Thera 3) a história da ilha até o início do século XVII a.C (denominado período cicládico I) e 4) o restante do século XVII a.C (momento áureo daquela civilização).

plataforma para oferendas (golfinhos em detalhe)

Logo no início podemos ver fósseis de plantas que floresceram antes da ocupação humana na ilha. Esta civilização é conhecida como Akrotiri (3300-2000 a.C). Impressionantes jarras cerâmicas foram adornadas com desenhos de aves e podem também serem apreciadas pelos visitantes. 

plantas floridas em pintura de parede

Apesar da grande quantidade de adornos e desenhos inspirados em plantas e animais, as legendas do museu pouco destacam essa presença, ao contrário, preferem acentuar as armas e equipamentos domésticos da coleção.

Não há como não se encantar com os magníficos conjuntos de pintura de parede contendo motivos florais, os macacos azuis, pássaros e adoradores de primatas. Outros vasos de barro contam com touros, golfinhos e muitos outros animais. Essas peças foram intercambiadas com inúmeras civilizações do mar Egeu e do Mediterrâneo.

macacos azuis - pintura de parede

A cidade de Akrotiri, situada onde hoje é Santorini, alcançou importância de centro atrativo da região do mar Egeu ao longo dos séculos 17 e 18 a.c. Nossa visita nos fez pensar como as plantas e animais que faziam parte da vida daquele lugar foram registrados nessas peças. Além disso, fiquei a pensar como essa exposição revela a transferência de animais entre as ilhas e continente, como atesta a presença dos macacos azuis na pintura das paredes.

par de figuras zoomórfica - cães fogareiro 
Vou colocar algumas fotos com a intenção de apresentar algumas peças do museu que apresentam formas ou desenhos de animais. Vale a pena pensar sobre como esses artefatos nos informam sobre a relação entre animais, plantas e os seres humanos em períodos tão remotos. Para finalizar gostaria de dizer que vale muito a visita.

Nenhum comentário: