domingo, 25 de maio de 2014

O touro, os humanos e a história

Pela primeira vez em 35 anos, a Tourada de Madri foi suspensa. Isso porque três toureiros foram bastante machucados pelo animal, um deles teve sua perna perfurada e o outro a coxa e a axila. O acontecimento fez suscitar novamente os questionamentos no que se refere a prática da tourada nos dias de hoje.

Nos jornais, em seguida a narrativa da notícia, uma observação se repetiu: " As touradas fazem parte da cultura espanhola há séculos, e lotam arenas até hoje". O post de hoje não é para questionar a legitimidade dessa prática. Eu gostaria de pensar um pouco sobre esse confronto, sobre o ring formado para a luta entre o humano e o touro e quanto de história e natureza podemos retirar dessa disputa.
O toureiro é gerado - de Pablo Picasso

Tauromaquia, por Goya (1815-16)
Temos registros históricos que nos levam a saber de práticas utilizando touros ainda na Idade do Bronze  e ao longo da história por diversas regiões como Portugal, Espanha, China, Peru, México e até na Índia. O que nos mostra como a relação com esse animal que simboliza força e coragem parece ter despertado nos humanos sentimentos que os levaram a desafiar o touro em uma arena. Na Espanha há notícias dessa prática no século XII ganhando grande vulto até os dias de hoje.


Os documentos que relatam sobre as tourada no Império Romano nos permitem saber da extinção de uma raça bovina chamada Uros, participando também das lutas de gladiadores. O touro era simboliza aqui o reagente da valentia, coragem, qualidades necessárias ao nobre, cavaleiro, ao mesmo tempo em que diverte aos espectadores.

O deus Mitra matando o touro
O deus Mitra, um dos mais mais importantes da antiguidades provava sua força e poder, expressas nas esculturas, matando a um touro. Goya e Picasso representaram as touradas por diversas vezes em seus quadros. Estive a pensar sobre como essa prática se tornou interessante a políticos, como entretenimento; como fez parte da dimensão sobrenatural, no caso mitraísmo e também inspirou os artista de diferentes períodos.

O touro é retirado de seu habitat, domesticado e passa a fazer parte desses espetáculos. Antes de encerrar, gostaria de compartilhar convosco a Taurocapsia e o registro revelado no afresco de Creta, na Grécia. Tratava-se de demonstrações de agilidade humana, ao pular e dar piruetas a frente do touro. Note como o animal é representado bem maior que o saltador, parece estar em movimento de combate e se impõe de maneira indomável, valorizando a participação do homem.


Assim, percebe-se como os animais participam de dimensões artísticas, políticas, esportivas, religiosas e tantas outras esferas que formam nossa sociedade. Poderíamos contar a história de diversas civilizações a partir da relação do touro com as sociedades. Isso é uma forma de narrar o passado valorizando o que chamamos de natureza, neste caso o touro e sua interação com os humanos.

Nenhum comentário: