sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Natureza, arte e lembrança no Itaú Cultural SP

[Mayra Biajante - São Paulo-SP]  Quantas lembranças passam pela nossa vida? Estamos sempre com saudade de algo.

Em diversos momentos relembramos épocas que vivemos: fatos engraçados, tristes, de amor e de dor. Lembramos das pessoas que conhecemos e de lugares pelos quais passamos. Da nossa infância, da época da escola, do primeiro beijo.

A fotografia sempre me encantou por poder preservar memórias através da imagem. Ela tem a capacidade de guardar um fragmento desses momentos e, ao olharmos de novo pra ela, conseguimos reviver aquelas emoções. É possível congelar aquele momento, que permanece presente, apesar da sua ausência.

E esse é o tema proposto pela exposição “A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira”. Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra possui mais de 100 obras de 36 artistas brasileiros, produzidas entre 1930 e 2014.


Nela, o público é convidado a navegar por esse universo pessoal e universal, passando pelos extintos fotógrafos lambe-lambe, pelos retratos das noivas com seus véus e buquês, pelo vazio de casas e hotéis e, finalmente, pela saudade que a morte a morte trás.

Durante a minha visita à exposição, notei que a natureza estava presente em grande parte das obras. Nos cenários que compõem os retratos, no buquê das noivas, crescendo e tomando conta de lugares abandonados ou enfeitando caixões.

A natureza é parte integrante da composição e ajuda a construir essas lembranças, a tecer história de cada indivíduo e a alimentar a saudade de tanta gente.

Visite:
A Arte da Lembrança
Itaú Cultural - SP
de 24 de janeiro a 8 de março de 2015
terça a sexta, das 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h
pisos 1 e -1
[livre para todos os públicos, com exceção de parte do piso -1: classificação indicativa 12 anos]

Nenhum comentário: