quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O fortalecimento da História Ambiental como campo de pesquisa

Existem inúmeros incidentes na história que podem ser explicados com mais profundidade se analisarmos a dimensão ambiental dos fatos e as interações entre humanos e o que podemos chamar de mundo natural. Um ótimo exemplo disso é a história dos países imperialistas europeus que se lançaram às conquistas ultramarinas desde o século XVI até o início do século XX. O sucesso dessa conquista estava intimamente relacionado com as habilidade desses europeus em lidar com os desafios impostos pelo ambiente que encontraram nas regiões tropicais. 

A professora Kim Ji-myung, presidenta do Instituto de Educação Patrimonial da Coréia do Sul, chama atenção para o exemplo da conquista e ocupação da Manchúria pelos japoneses. O oficial responsável para comandar a investida foi o cientista e médico Shimpei Goto (1857-1929), tornando-se mais tornando-se mais tarde o governador em Taipei, e em seguida, o presidente da Manchúria Southern Railway Company em 1906. 

O fato de um médico ser escolhido como governador se explica devido a importância dos programas de higiene militar que permitiram que o Japão garantisse superioridade na gerra russo-japonessa em 1905. 

Percebendo a importância da dimensão ambiental nos estudos históricos, iniciaram-se recentemente os trabalhos da Sociedade Coreana de História Ecológica e Ambiental. Seu presidente, Kim Don-Jing, considera que fatores ecológicos e ambientais estão profundamente ligados à vida cotidiana das pessoas Ao adicionar esta dimensão na pesquisa histórica, podemos chegar a respostas valiosas para questões sobre as relações homem-ambiente

O professor Hughes lembra do caso da Ilha de Páscoa e como apenas os registros escritos sobre as causas do colapso daquela sociedade não dão conta de explicar os motivos de seu declínio. Ele mostra que a análise de pólen encontrada na ilha revela a presença de florestas a cerca de 500 anos atrás. Isso indica que uma ilha densamente florestada ficou desmatada durante o período de ocupação humana. Havia grande atividade agrícola por quase toda a ilha durante 1500 anos.

É claro que o debate pode ser muito mais aprofundado, mas a história ambiental da Ilha de Páscoa é um importante estudo para ampliar a discussão e o conhecimento sobre o passado dessa região. O que podemos perceber é que o campo da história ambiental cada vez mais se fortalece, e o aparecimento de grupos de pesquisa em torno dessa forma de análise contribui efetivamente para isso.

Nenhum comentário: