segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A natureza na História: possíveis diálogos entre os campos historiográficos (simpósio)

Com muita satisfação o HN divulga o o V Encontro de Pesquisa em História - UFMG, um evento nacional que cresceu muito desde sua primeira edição. A edição deste ano contará com 20 simpósios temáticos e um deles será para discutir temas ligados à História Ambiental. Objetivo é  dialogar com pesquisadores que não fazem/discutem diretamente a história ambiental, mas que abordam em alguma medida as interações entre as sociedades humanas e os sistemas naturais.

Rute Torres, umas das coordenadoras, nos conta que a  ideia de realizar um ST foi fruto dos encontros realizados entre alguns alunos que se conheceram na II Escola de Pós-Graduação em História Ambiental, em novembro do ano passado. Já o tema a ser discutido surgiu após uma  conversa com alguns estudantes de História da África. Em alguns de seus trabalhos percebemos, por exemplo, como os rios eram utilizados para comércio, colonização e catequização; como os grupos locais se relacionavam com a dinâmica dos rios (como as enchentes e os cursos d'água) e que envolviam crenças religiosas, mitos, organização da produção, dentre outras formas.  A princípio, esses historiadores estão preocupados com outras problemáticas e, na maioria das vezes, essa natureza passa desapercebida, encoberta pela falta de um olhar mais direcionado a ela. Então, procuramos com o ST propor um diálogo entre vários campos historiográficos que trazem em suas abordagens, objetos, fontes, etc. ideias, representações e apropriações da natureza.

O evento ocorrerá entre os dias 6 e 10 de junho na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. As inscrições começam dia 12/fev e terminam 13/mar.





Titulo do Simpósio: A natureza na História: possíveis diálogos entre os campos historiográficos 

Ementa:
O objetivo deste Simpósio Temático é discutir como as representações, apropriações e ideias sobre a natureza estão presentes nas atuais pesquisas historiográficas. Apesar do crescimento do campo específico da História Ambiental, muitos trabalhos inseridos em outras linhas da pesquisa histórica também revelam as interações entre as sociedades humanas e o mundo natural ao longo do tempo. Isso porque essas interações perpassam as esferas cultural, política, social e econômica, nas quais a natureza foi documentada e analisada ou, outras tantas vezes, encoberta pela falta de um olhar direcionado especificamente para a sua presença nos temas, objetos e fontes trabalhadas.

Desde a conferência da Organização das Nações Unidas, em 1975, até os Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação básica no Brasil, há duas décadas, é observada a necessidade de pesquisadores e professores transpassarem fronteiras disciplinares para entender, debater e trabalhar questões ambientais. A História, nesse sentido, tem se mostrado uma área privilegiada para essa discussão, para refletir sobre os planos de dominação e manejo dos recursos naturais; a conquista e conformação de territórios e territorialidades; a formação, circulação e intercâmbio de ideias sobre a natureza e de agentes científicos e intelectuais; a criação, divulgação e debate sobre tecnologias de apropriação da natureza; o espaço e os elementos naturais como objetos de disputas sociais e políticas; a apropriação da natureza na formação das identidades nacionais ou locais; a constituição dos patrimônios naturais; as construções culturais e sociais das paisagens, bem como as representações sobre fauna, flora e lugares tidos como naturais; as legislações e os marcos regulatórios sobre o uso dos recursos naturais; as pesquisas sobre saúde, pragas e saberes locais que envolvem o conhecimento das dinâmicas naturais; dentre vários temas possíveis.

Procuramos promover um enriquecimento das abordagens acadêmicas, tanto para aqueles que trabalham diretamente com as questões socioambientais como para os que falam de culturas políticas, de intelectualidades, de ciência e técnica, de artes, dentre outros vieses aplicáveis. Sendo assim, este Simpósio pode contribuir para um profícuo diálogo historiográfico ao fomentar a importância dos estudos sobre as interações entre sistemas humanos e naturais.

Coordenadores:
Darcio Rundvalt
Mestrando em História - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jamerson de Sousa Costa
Mestrando em História - Universidade Federal de Minas Gerais

Jonathan Coulis
Titulação: Doutorando em História - Emory University - USA / Universidade Federal de Minas Gerais

Rute Guimarães Torres
Mestranda em História - Universidade Federal de Minas Gerais

Nenhum comentário: