segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A utilização de mapas em pesquisas históricas (minicurso)


A utilização de mapas em pesquisas históricas


Coordenador(es): Maria Gabriela de Almeida Bernardino (doutoranda - ppghcs-coc-fiocruz), Rodrigo Aragão Dantas (doutorando(a) - fiocruz/coc)

Data: 08-10 de Agosto de 2016

Local: O evento será realizado no Instituto Multidisciplinar, no Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Faz parte do XVII Encontro de História, promovido pela Anpuh-Rio.

Ementa: A utilização dos mapas em pesquisas históricas é um recurso em ascensão no meio acadêmico, e a maioria das pesquisas neste campo compartilha duas perspectivas teórico-metodológicas: a documentação cartográfica como fonte de conhecimento histórico e a cartografia como instrumento crucial no processo histórico de formação territorial (KANTOR & PICOLOTTO, 2009). Portanto, discutiremos nesse mini-curso a inserção de mapas em pesquisas, tendo em vista que este instrumento pode enriquecer consideravelmente uma investigação histórica. Ao propor tal objetivo, além de abordamos o uso de mapas de forma considerada convencional, estaremos atentos à utilização dos Sistemas de Georreferenciamento (SIG) Histórico enquanto possibilidade de análise das fontes históricas. 

O conceito sobre o que é o Sistema de Informação Geográfica na história , não é unânime, contudo é consenso que as inovações trazidas pelo SIG estão relacionadas com a criação, manipulação, visualização e análise de banco de dados geográficos. (REBELATTO & FREITAS, 2011) Seu impacto está associado a possibilidade de visualização e interação com o objeto histórico estudado, características significativas se levarmos em consideração o interesse do público atual. Ao permitir integrar dados que se conectam através de características espaciais, o uso do SIG “ tem-se mostrado uma boa ferramenta analítica para historiadores, especialmente, em pesquisas que possuem um grande volume de informações georreferenciáveis”.
Sendo assim, procuraremos no mini-curso, debater as possibilidades do trabalho histórico com as fontes cartográficas juntamente com a análise e manipulação de dados georreferenciaveis através do SIG objetivando a tradução das informações em mapas.
Programa: 1- O mapa como fonte histórica
A primeira etapa discutirá a utilização do mapa como fonte histórica. A ideia é de que o mapa não apareça, simplesmente, como figura ilustrativa e sim, como objeto sujeito a suscitar questões que enriqueçam a pesquisa científica. 
Nos apropriaremos de Harley (2005) para pensar o mapa como elemento parcial e fruto de interesses pessoais e/ou políticos. Também iremos abordar pesquisas em história da cartografia a fim de entendermos como o mapa foi utilizado e problematizados por historiadores em seus respectivos trabalhos.

2- O Uso de Sistemas de Informações Geográficas na História 
- Teoria e metodologia do SIG
-Uso de novas tecnologias na pesquisa Espacial voltada para História 
- Possibilidades de criação, visualização, manipulação e análise de bancos de dados geográficos na História 

3-Modelos de uso do SIG em Pesquisas Históricas
Nesta aula, iremos abordar exemplos de como o Sistema de Informação Geográfica é utilizado em pesquisas históricas:
- SIG e história da cartografia
- SIG e as viagens de exploração científicas
- SIG e história da saúde: Mapeando as praticas de cura 
- SIG e história do tráfico: Mercado de escravos e seus deslocamentos
- SIG e história do trabalho: Interações dos trabalhadores manuais e suas redes de sociabilidade

Outras informações clique aqui

Nenhum comentário: