quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Belém do Pará: história, cultura e cidade (lançamento)

Dia 7 de janeiro, às 18:30, na Casa das Artes (antigo IAP), ao lado da Basílica de Nazaré, na capita paraense, ocorrerá o lançamento do livro Belém do Pará: História, Cultura e Cidade - Para além dos 400 anos. O livro é organizado pelas professoras Maria de Nazaré Sarges e Franciane Gama Lacerda, com a participação dos pesquisadores Aldrin Moura de Figueiredo, Ana Léa Nassar Matos, Maurila Bentes, Maíra Maia, Magda Ricci, Anna Carolina Abreu, José Maria Júnior, Edilza Fontes e Rosa Claudia Pereira. 

Os onze capítulos tratam de temas como a paisagem de Belém registrada por pintores dos séculos XIX e XX; a cidade vista pelo olhar do viajante registrado na obra de José Coelho da Gama Abreu, Barão de Marajó; o trabalho do engenheiro José Sidrim que elaborou a Planta do município de Belém durante a intendência de Antônio Lemos; os moradores como construtores da cultura urbana; os migrantes portugueses que vieram para a região no início da República; a epidemia da gripe Espanhola no contexto da primeira Guerra Mundial; o domínio cabano e as mudanças e transformações impostas pelos governantes após esse período; a década de 1880 com destaque para o processo de modernização, suas contradições e a presença do maestro Carlos Gomes; a representação de Belém na obra de Dalcídio Jurandir e os aspectos das trajetórias dos homens agraciados com o título de os “Historiadores da Cidade”, como Ernesto Cruz, Augusto Meira e Carlos Rocque e, por último, o artigo que observa a forma como os estrangeiros apreenderam a cidade, tanto do ponto de vista narrativo, quanto visual, durante o período de 1840 a 1890. 

Esta iniciativa já é parte das atividades do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da UFPA e suas linhas de pesquisa nos debates em torno dos 400 anos de Belém. No lançamento o livro será vendido a 30 reais e poderá ser autografado pelos autores. Todos convidados!

Nenhum comentário: