terça-feira, 1 de março de 2016

Cidades, Rios, Patrimônio Cultural e Ambiental


A temática articula estudos das cidades, dos rios e do Patrimônio Cultural e Ambiental por meio de troca das experiências vividas entre a comitiva e o público participante in loco. Entender como a configuração das identidades e suas peculiaridades se traduz no espaço cidade e ambientes na/da beira rio Araguia confrontando-as com as de outras regiões do Brasil e do exterior. Enfim conhecer as relações do humano com o ambiente/ natureza no tempo e no espaço. Colaborar na formação acadêmica dos professores, das licenciaturas e do ensino Básico por meio pesquisa e da participação em eventos científicos como parte integrante da produção do conhecimento e da formação profissional. Garantir a reflexão e o acesso aos temas que estão sendo discutidos na historiografia brasileira, nas academias e na Educação.

O evento essencialmente pluridisciplinar inclui diversas áreas do conhecimento em sua quinta versão, tais como: História (em suas diversas áreas de atuação) Geografia, Antropologia, Sociologia, Educação, Ecologia, Literatura, Arquitetura e Urbanismo, por meio de vários centros, núcleos e grupos de pesquisa de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior O Seminário estará voltado prioritariamente para professores e estudantes universitários assim como para os professores que já atuam nas redes municipal e estadual nas/das cidades goianas e de outras regiões do país. Além destes, estará aberto a toda comunidade acadêmica em geral e, também, membros da sociedade civil que se sentirem contemplados pelos temas. Será aberto a professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação professores e alunos do Ensino Básico e demais interessados das comunidades locais, bem como, órgãos e agências municipais, estaduais e federais interessados na problemática proposta.

O V Seminário itinerante Franco-brasileiro Cidades e Rios na História do Brasil: rio Araguaia terá como sede física a Universidade Estadual de Goiás- Campus Uruaçu, e como ponto de apoio, Memorial Serra da Mesa e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, o LHEMA e outras instituições de Ensino Superior da região. Este seminário se realizará concomitantemente com o “II Seminário Nacional de História Social e Ambiental ” promovido pela UEG- Campus Uruaçu apoiado pelas IES da região.

Nenhum comentário: