quinta-feira, 22 de junho de 2017

Diálogo interdisciplinar com a turma de Mestrado em Agriculturas Amazônicas



A convite do professor Fávio Barros, estivemos conversando nesta quarta-feira, 21 de junho, com a turma de mestrado em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Sustentável pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas e ao Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural - UFPA.

Na oportunidade, apresentei os resultado de minha pesquisa de doutoramento intitulada 'Ciclopes e profestas no Vale Amazônico: visões de natureza no tempo das demarcações (1750-1799). Apesar do desta para as representações de natureza no século XVIII, desenvolvemos uma reflexão considerando a relação da percepção sobre o mundo natural presente nos relatos de viagem Setecentistas e aquelas que fazem parte do imaginário atual, especialmente sobre a Amazônia.

Devo ainda ressaltar a importância e a riqueza dos diálogos interdisciplinares, pois os alunos da turma possuem distintas formações como cientistas sociais, antropólogos, engenheiros, historiadores geógrafos, entre outras áreas do conhecimento. 

Nenhum comentário: