A história das aves é fascinante por considerar não apenas a potente adaptabilidade dessas espécies, mas também pelas relações estabelecidas ao longo do tempo com outros seres vivos. Entre os humanos, elas são símbolo de liberdade e paz.
As garças são aves que representam bem o que acabamos de dizer. Adaptaram-se em muitos e diferentes regiões do planeta, sendo registradas em manuscritos e pinturas por sua beleza e presença constante em espaços como lagoas, rios e outros espaços marítimos.
Os antigos romanos retrataram garças em muitos de seus mosaicos para adornar suas residências. Os indígenas brasileiros também nos contam sobre a importância dessa ave para a cosmologia de algumas etnias - como os Desana que habitam regiões no Brasil e na Colômbia e explicam o universo e a própria origem humana por meio de uma constelação chamada 'constelação Garça' .
No Egito Antigo a ave legendária Benu (uma espécie de alma do deus Rá) adquiria a forma de uma garça e está presente em vários registros dessa civilização. Infelizmente essa espécie também foi extinta.
Ao observarmos a garça ao longo do tempo podemos perceber sua presença na cultura de diferentes civilizações na história. Também nos permite reconhecer a circulação e adaptação das aves em diferentes continentes do planeta. Isso amplia nossa compreensão sobre os personagens não humanos e a complexidade das relações entre os seres vivos na história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário