sábado, 9 de outubro de 2021

Mugunghwa: plantas como símbolo político

 'Round 6' é o novo sucesso da Netflix. A série apresenta a história de jogadores falidos que aceitam um estranho convite para um jogo de sobrevivência em busca de uma premiação milionária. Em uma das cenas mais marcantes, uma boneca gigante "brinca" como líder de costas para os outros participantes e diz uma frase: "Batatinha, 1, 2 3. Depois, ela se vira. Os jogadores precisam caminhar até onde está a boneca, mas só podem se mover quando ela não estiver olhando, caso contrário são excluídos.


Em sua língua original, o coreano, a boneca gigante diz  a frase "mugunghwa floresceu". A cena foi inspirada em uma brincadeira muito semelhante e tradicional na Coréia. Mugunghwa é como se chama na Coréia a hibisco-da-síria (Hibiscus syriacus), também conhecida como rosa-de-sarom ou mimo. A flor de hibisco é considerada símbolo nacional desse país asiático, sendo citada até mesmo no hino nacional sul-coreano. A referência ao vegetal se explica por sua resiliência em ambientes hostis e resistência diante de intempéries. 



Mugunghwa está presente nos relatos das civilizações asiáticas mais importantes como a Coréia e também a China, que passou a chamá-la de 'flor do paraíso'. A parte leste da península coreano já foi denominada de Geunhwahyang, que significa  “País das Mugunghwa” durante o governo da Dinastia Goryeo (57 aC - 935 dC). Registros pictóricos utilizam a flor de hibisco para representar poder e força. 

Por meio da natureza, neste caso a Mugunghwa , podemos ampliar nossa compreensão sobre a história de civilizações como a Coréia e sua relação milenar com as plantas. Destacamos também como ao longo do tempo espécies vegetais são utilizadas como emblemas de poder político e religioso. A própria Bíblia, no Antigo Testamento, já reconhecia a força da Mugunghwa (Cantares 2:1), o que nos faz refletir sobre a circulação de espécies na Antiguidade. 

Fonte: KIM, Mi-Hyun. A study on the development of fashion cultural products of national symbol using mugunghwa. Journal of the Korean Society of Costume, v. 62, n. 7, p. 29-40, 2012.

Nenhum comentário: