terça-feira, 9 de maio de 2023

Rita Lee e a natureza

 Nesta terça-feira, 09 de maio de 2023, deixou-nos a cantora Rita Lee. Dentre os seus muitos sucessos, ela cantou sobre a ovelha negra como símbolo daqueles que ousavam se comportar de formas diferentes e incomodavam os moralmente conservadores ao seu redor. Enquanto alguns imputam racismo a essa expressão, outros afirmam que sua origem se deu por conta de que a lã negra impede o tingimentos, portanto assumiria uma posição firme, inalterada. 

Rita Lee e sua cachorra Dany, 1970

Ao longo de sua vida, Rita Lee se envolveu em diversas causas ambientais, e uma das que mais se destaca é a defesa dos direitos dos animais. A cantora se transformou em uma forte defensora dos bichos e já se manifestou em diversas ocasiões sobre a importância de respeitarmos e protegermos a fauna e a flora do nosso planeta. Um dos temas em que se envolveu e causou mais polêmica foi o questionamento dos rodeios e todos os maus tratos que esse evento promove aos touros. 

Em 2011, Rita Lee lançou o livro "Amiga ursa - uma história triste, mas com final feliz", em parceria com a escritora e ilustradora Ana Terra. O livro conta a história de uma ursa que foi resgatada de um circo e levada para um santuário de animais, onde pôde viver seus últimos dias em liberdade e cercada de cuidados. A obra é voltada para o público infantil e tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da proteção aos animais.



Além do livro, Rita Lee também divulgava em suas redes sociais problemas e maus tratos aos bichos. A cantora se tornou vegetariana e incentivava seus seguidores a adotarem um estilo de vida mais saudável e sustentável, que respeitasse a natureza e os seres que nela habitam. Rita Lee também já participou de campanhas e eventos em prol da causa animal, como o "World Animal Day", que acontece em todo o mundo no dia 4 de outubro, e o "Dia de Proteção aos Animais", que é celebrado no Brasil no dia 14 de março. A artista também já se envolveu em projetos de adoção de animais e de proteção às espécies em extinção, como os micos-leões-dourados.

Nenhum comentário: