quinta-feira, 8 de março de 2012

Iva Rothe apresenta projeto “Aparecida” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

“Toda mulher é, ou não, aparecida?”. A pergunta guarda uma singela expressão do linguajar típico do caboclo do Pará, ao falar de alguém que gosta de se mostrar ou aparecer em público, e é também o mote do espetáculo “Aparecida”, da cantora paraense Iva Rothe, que a artista apresenta nesta sexta-feira (09), às 11h, ao vivo no programa Conexão Cultura “Especial Dia da Mulher”, da Rádio Cultura. A programação será transmitida ao vivo pela rádio, TV e Portal Cultura e terá apresentação de Betty Dopazo.

Os traços da linguagem amazônica, principalmente a fala das mulheres paraenses, são a marca do projeto que deu origem ao álbum “Aparecida”, que é o terceiro álbum de Iva Rothe. No show dessa sexta-feira, a cantora, compositora e pianista apresenta músicas autorais como “Aparecida”, “Fortuna Real” e “Água”, além de interpretar o mantra indiano “Gurudeva” e a canção “Luz do mundo”, de Manoel Cordeiro e Ronery.

A apresentação terá a participação dos músicos Pio Lobato (guitarra), Ulysses Moreira (bateria), Príamo Brandão (contrabaixo), Marcio Jardim (percussão), Lenilson Albuquerque (teclado e sampler) e da cantora Adriana Cavalcante, convidada de Iva na música Sereia.
O significado da programação, feita para homenagear as mulheres paraenses, tem encaixe perfeito na temática do recente trabalho da cantora. “Poder apresentar o show Aparecida, no Conexão Cultura, nessa edição especial de Dia das Mulheres, significa compartilhar com todo o Estado do Pará um trabalho paraense, gravado no Pará e com mulheres da região. O projeto foi feito a partir da fala de mulheres paraenses, ou seja, esse é um trabalho cujo foco é o feminino amazônico”, comenta Iva.

Carreira - O álbum “Aparecida”, lançado em 2010, é o terceiro CD de Iva Rothe, e o segundo projeto autoral da artista. Nele, falas de entrevistas com mulheres paraenses foram transformadas em fragmentos rítmico-melódicos que serviram de base para as experimentações sonoras da musicista. Integrante do projeto “Conexão Vivo”, o show já percorreu diversos pontos do país como Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, Natal e Anapu (na 5ª e 6ª Romaria da Floresta, em memória da missionária Dorothy Stang).

Na carreira de Iva, partir das terras amazônicas para mostrar a música do Pará em outros territórios não é exclusividade do mais recente trabalho: a cantora já realizou um circuito de espetáculos pela Itália e Alemanha, em 2005, apresentando o projeto “Música Brasileira da Amazônia: Belém do Pará” - com músicas autorais, além de canções de Waldemar Henrique, Walter Freitas, Pinduca e Mestre Lucindo.

No mesmo ano, em 2005, Iva Rothe lança o segundo trabalho da carreira, o álbum “Mantras”, uma coletânea de mantras Vaishnavas indianos. A primeira produção autoral de Iva foi o CD “Aluguel de Flores”, lançado em 2001, após ganhar o Prêmio Chico Sena, da Prefeitura Municipal de Belém (1997).
Atualmente, a cantora trabalha na pré-produção do quarto álbum, “Dançará”, que terá a temática de ritmos dançantes com matrizes paraenses: estilos como a lambada (que tem influência de ritmos caribenhos como a cumbia e o merengue, mas nasce no Pará), o carimbó e o brega.

Serviço: A cantora Iva Rothe apresenta o show “Aparecida”, no programa “Conexão Cultura”, da Rádio Cultura, nesta sexta-feira (09), às 11h, com transmissão ao vivo pela Rádio, TV e Portal Cultura. Assista: http://www.portalcultura.com.br

Nenhum comentário: