terça-feira, 12 de junho de 2012

A natureza nas obras de Eliseu Visconti (parte 1)

Não vou me demorar me desculpando nem avisando das minhas limitações quanto a análise da obra de Eliseu Visconti. Então, quero dizer que pretendo publicar aqui fotografias que eu mesmo tirei da exposição "A modernidade antecipada" no Museu Nacional de Belas Artes.

Pretendo destacar como Eliseu Visconti, mestre do Modernismo, retratou a natureza em alguns de seus quadros. Trata-se mais de um exercício que gostaria de fazer em alguns posts a partir de hoje.

A obra "Travessura" retrata um garoto trepando em uma árvore carregada de frutos, no qual podemos apreciar a sensibilidade com que 0 autor registra esse momento de todo menino.


Outras duas obras que trago aqui são intituladas "Trigal", o ser humano está ausente no quadro e podemos apreciar a percepção do autor sobre um campo de trigo que em primeiro plano destaca delicadas flores. Ao fundo, na linha do horizonte, algumas árvores são projetas como manchas. Para Visconti, a natureza parece não ser copiada, apenas se retira dela uma indicação para dar realidade a flor, as árvores e os frutos.

Como já podemos perceber neste primo posto, a obra de Visconti apresenta uma relação estreita com a natureza e a paisagem, seja representando uma ação do homem em interação com plantas e animais ou apenas uma paisagem sem a presença do homem. Vale destacar que o quadro "Trigal", apesar da ausência do ser humano compondo o quadro, ele está presente quando pensamos que o campo de trigo é uma interferência humana.

Um comentário:

Domingos Oliveira disse...

Postagem despretensiosa.
Descrição pura, direta, mas muito sensível.
Gostei!
Aguardo outras.