segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ST História e Natureza na ANPUH-MA: resultados

Na semana passada estive coordenando o Simpósio Temático 10 História e natureza: arte, política e sociedade no V Encontro Estadual de História do Maranhão em São Luis. Reunimos trabalhos que de alguma forma consideram em seus argumentos o meio ambiente, a foto mostra os colegas que participaram do ST.

Apresentei parte da pesquisa que desenvolvo sob o título DEFLUMINE AMAZONUM: política, ciência e natureza na Amazônia colonial, no qual analiso os relatos do astrônomo italiano Angelo Brunelli e sua experiência no Vale Amazônico.

Também assistimos a comunicação de Mariza Bezerra sob o título “O MAXIMO BEM ESTAR COM MINIMO DISPENDIO”: discursos sobre Higiene e proteção ao Meio Ambiente sob a ótica de Palmerio Cantanhede no início do século XX, no qual ela discutiu as observações desse homem de ciência - Palmerio Cantanhede sobre a cidade de São Luis, trabalho rico que dialoga com a História da Saúde.

Também contamos com a participação de Layla Vieira proferindo a comunicação O SERTÃO MARANHENSE NA REPÚBLICA: a ‘Guerra do Léda’ e a geopolítica do Sul do Maranhão. Essa pesquisa, dentre outros aspectos, procura demonstrar como o conhecimento da região do sul do Maranhão por parte grupo contrário ao governo central de São Luis foi fundamental para sua sobrevivência e o acirramento do conflito político.

Saímos empolgados com o resultado, debatemos possibilidades e trocamos experiências enriquecedoras para todos sobre essa perspectiva de analisar o passado levando em consideração o mundo natural.

Um comentário:

Aline disse...

Sou vestibulando e venho procurando materiais a cerca da historia do Maranhão,recentemente na prova da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA),colocaram na prova sobre "Guerra do Leda", e sitaram também outras guerras como "Pastos Bons",mesmo eu tendo feito o meu ensino médio e fundamental no maranhão, não vi esses assuntos na parte de história ou geografia, queria lhe pedir algumas fontes a quais eu possa estudar,já que o material é escasso em livros e internet. Ou se puderes me enviar por email também agradeceria muito. Espero sua resposta ansiosamente. Obrigada!

crd.aline@gmail.com