segunda-feira, 9 de junho de 2014

Os animais no centro da história latino americana

O post de hoje é mais uma notícia sobre uma obra muito interessante sobre a as relações entre humanos e os outros animais no passado da América Latina. Centering animals in Latin American history procura colocar esses outros seres vivos dentro de uma narrativa sobre o período colonial e pós-colonial nessa região.

A obra discute como as interações entre seres humanos e outros animais são significativas para as narrativas e o entendimento da cultura latino-americana. Os autores discorrem sobre as implicações metodológicas para uma história que integra animais no centro dos trabalhos, procurando incluir os animais não-humanos como atores sociais na história do México, Guatemala, República Dominicana, Porto Rico, Cuba, Chile, Brasil, Peru e Argentina.

Os ensaios discutem temas que vão desde batismos caninos, casamentos e funerais no México até macacos importados usados ​​em experiências médicas em Porto Rico. Alguns participantes examinam  o papel dos animais nos esforços de colonização. Outros exploram a relação entre os animais, medicina e saúde. Finalmente, ensaios destacando o período pós-colonial sobre a política da caça, a mercantilização de animais, suas partes e proteção deles e do meio ambiente, além dos simbolismos políticos.

Clique aqui para ler uma resenha do livro

Nenhum comentário: