quinta-feira, 10 de julho de 2014

Congresso mundial de história ambiental: Guimarães - Portugal

Estamos participando do segundo encontro mundial de história ambiental. Desde o dia 7 de Julho em Guimarães estão reunidos pesquisadores de todos os continentes apresentando suas investigações e comentando os trabalhos dos colegas. A cidade é muito agradável e acolhedora. Localiza-se na região norte de Portugal.

painéis na entrada do congresso

As comunicações foram reunidas em grupos de apresentação com alguma afinidade temática. A organização tem sido impecável. Só esqueceram de usar menos papel, as árvores agradeceriam. A programação foi entregue com fonte grande e largo espaçamento, poderiam ter entregue em um pen drive, por exemplo. Entregaram em uma daquelas bolsas. Pensei que fosse só no Brasil que essa repetição acontecia. Se você um dia for organizar um congresso, experimente ser criativo e dê outra coisa, aquelas mochilas pequenas de tecido são boas opções!

professora Lise Sedrez realizando sua comunicação
Os trabalhos são todos muito interessantes. Há uma boa representação de brasileiros além de estrangeiros estudando as relações entre história e natureza no Brasil. Em Portugal há ótimas pesquisas em andamento com o objetivo de investigar os animais na história no período do descobrimento - eu gostei muito.

coro e orquestra da universidade do minho

O encontro ainda vai atá sábado pela manhã. Ontem, às 21h30, assistimos um bela apresentação da orquestra dos alunos de musica da Universidade do Minho em uma Igreja Colonial. Foi muito especial e empolgante. As fotos que publico aqui são do segundo dia de atividades.

Nenhum comentário: