quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O que o HSBC pensa sobre natureza ?

Não há nada nesse mundo tão lucrativo quanto os Bancos. Essas empresas que nos taxam e sobretaxam. Cobram juros como lhe parecerem por bem. O governo brasileiro é uma grande mãe para seus sócios. O post de hoje é para expressar minha indignação com as propaganda do HSBC.

Já faz tempo que eu queria escrever isso, mas pensava que iria dar muito cartaz pro HSBC, até que estive no aeroporto de Londres e fiquei impressionado com a quantidaaade de propaganda por toda parte. Mas era anúncios de muuuito mal gosto. Vejam o slogan: "In the future, nature and technology will work as one", e completam dizendo que está surgindo um novo mundo.

O que o sistema capitalista tem proporcionado é exatamente o contrário. Os humanos, por meio da tecnologia, tem cada vez mais se colocado de costas para a natureza, explorando-a sem responsabilidade, como se ela fosse inesgotável. 

São muitos os anúncios do HSBC nessa mesma perspectiva. Para mim, soa como um cinismo, como se não percebêssemos que os bancos fazem parte desse grande sistema que esgota os recursos naturais. Aqui colocamos dois anúncios, curiosamente um deles é com uma abelha, que tem tido mutos problemas pelo mundo.

Já não gostava do HSBC por conta de suas altas taxas, com essa campanha aumentou minha repulsa. Colocar código de barra em um peixe é de muito mal gosto. O cinismo do HSBC pode ser interpretado também como uma tentativa de criar a sensação de que o tipo de modelo exploratório capitalista está criando um futuro sustentável, o que sabemos não ser verdade. O que empresas como o HSBC tem contribuído é com projetos que cada vez mais afastam o mundo natural do humano - o que sabemos não ser possível, já que nossa existência depende de uma certa harmonia pois somos parte da natureza.

Você pode ver as propagandas que citei neste link http://datacide.c8.com/what-is-this-future/

Nenhum comentário: