quinta-feira, 30 de abril de 2015

Vista da Pedra Grande: foto de abril

Nossa foto do mês de abril é uma vista a partir da Pedra Grande, um dos quatro núcleos que compõem o Parque Estadual da Cantareira. O local é uma unidade de conservação e tem sua fauna e flora preservadas e protegidas por lei.


A trilha da Pedra Grande é pesada: são 9,6 km ida e volta. Apesar de todo o caminho ser asfaltado, boa parte dele é subida, pois o mirante fica a 1.010 m acima do nível do mar.

É um momento de encontro com a natureza e com você mesmo, caminhar pelas sombras das árvores, sentir o ar puro, observar flores, frutas e animais.

Ao chegar ao final, falta fôlego para descrever a vista linda da cidade e seus inúmeros prédios.


Sua maior parte está localizada na Zona Norte de São Paulo, ao lado do Horto Florestal. A região é uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma cidade.

O parque leva esse nome pois Cantareira foi o nome dado à Serra pelos tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e as outras regiões do país, nos séculos XVI e XVII, devido à grande quantidade de nascentes e córregos encontrados na região. Na época, era costume armazenar água em jarros de barro, chamados cântaros, e os apoios onde eram guardados chamavam-se Cantareira.

Fotógrafa e colaboradora deste blog

Nenhum comentário: