domingo, 12 de junho de 2016

Laboratório de história ambiental UFPA recebe prof. Diogo Cabral

No ultimo dia 09 de junho, realizamos a abertura das atividades deste semestre do Laboratório de História Ambiental - UFPA. A discussão aconteceu em torno do artigo "O Brasil é um grande formigueiro': território, ecologia e a história ambiental da América portuguesa" de autoria do prof. Dr. Diogo Cabral (Geógrafo da Coordenação de Geografia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Um dos alunos fazendo uma pergunta ao prof. Diogo


Estavam presentes graduandos, pós-graduandos e professores que tiveram a oportunidade de ouvir o professor Diogo Cabral em tempo real por meio de vídeo conferência. Além de escutarmos atentamente sua apresentação pudemos debater com o autor abrindo para que os participantes perguntassem sobre o tema em questão. 


Um dos pontos mais importantes discutidos foi a importância de desenvolvermos narrativas históricas para além do antropocentrismo, atentando para a importância de compreendermos a construção da ideia de território como um processo que envolve agentes humanos e não-humanos. 


O evento ocorreu no CTIC-UFPA


O laboratório de história ambiental - UFPA contará neste semestre com discussões sobre a relação história e o mundo natural, trazendo para o debate pesquisas que se debruçam sobre essa perspectiva. A proposta também consiste no diálogo interdisciplinar com o objetivo de ampliar a perspectiva histórica.

Nenhum comentário: