domingo, 24 de junho de 2018

Tietê, o rio que a cidade perdeu. São Paulo, 1890-1940

No primeiro meio século de regime republicano, os paulistanos de nascimento ou por adoção, assistiram à transformação de um rio cheio de vida, com peixes abundantes em suas águas, pássaros e animais em suas várzeas, em um canal estreito e sujo, dominado pelos interesses da industrialização. Este livro recupera, com argúcia ecológica e competência de historiador, a relação dos paulistanos que viviam deste e para este rio, o Tietê, que a cidade perdeu. Historiador sensível às questões do poder e das vicissitudes do ecossistema do rio Tietê, Janes Jorge revive neste livro o papel que tiveram a destruição das matas ciliares e a valorização das várzeas sobre o desaparecimento gradativo dos pássaros, dos peixes, da caça, que era o sustento dos moradores pobres. Brinda-nos com a história social dos ribeirinhos, dos grileiros das várzeas do Tietê, dos pequenos canoeiros que pescavam e sobreviviam da lenha e da caça, que foi abundante nas margens do rio até a década de vinte. Crítico e interpretativo, o historiador estabelece um forte elo entre o projeto das elites na urbanização de São Paulo e o povoamento das várzeas por ex-escravos expulsos do centro e, a partir de 1885, por imigrantes italianos e portugueses que sobreviviam da extração e do transporte da areia e da argila. O rio foi sendo dominado pela força dos interesses ferroviários, da industrialização, do esgoto e do lixo, que acompanharam o crescimento demográfico da cidade. O rio foi transformado num canal estreito e sujo, cujas memórias Janes Jorge resgata com argúcia ecológica para nossa leitura prazerosa e inquietante.

A primeira edição, impressa, estava esgotada. Uma segunda edição digital foi publicada por  iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo. Faça o download clicando aqui.

Sobre o autor

Prof. Dr. Janes Jorge - Professor do curso de graduação e do programa de pós-graduação do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É pesquisador na área de História Ambiental. Autor do livro: “Tietê, o rio que São Paulo perdeu – São Paulo, 1890 – 1940”. Membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional de História, Seção São Paulo (2014-2016 e 2016-2018), e coordenador do Grupo de Trabalho “História Ambiental da ANPUH/SP” (2014-2016 e 2016-2018). Vice Diretor da área Acadêmica do Campus Guarulhos da Unifesp (2017-2021).

Nenhum comentário: