quarta-feira, 30 de maio de 2018

3rd World Congress of Environmental History – 2019


O 3RD WORLD CONGRESS OF ENVIRONMENTAL HISTORY convida acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento para incluirmos a história ambiental em uma perspectiva planetária. As categorias “Sul e Norte Global” foram criadas no século XX e são historicamente conhecidas. Elas apontam para a diversidade e a desigualdade das sociedades humanas passadas e presentes, e como elas transformaram suas paisagens, exploraram os seus recursos naturais e se conectaram umas com as outras. Os desafios colocados por essas conexões e a dinâmica de comunidades humanas e não humanas ganharam urgência no que tem sido chamado de a “Era da Grande Aceleração”. Desde os pioneiros estudos sobre a história dos rios, das cidades, das montanhas, florestas e da agricultura, até as narrativas mundiais sobre transmigração de plantas, animais, doenças, pessoas e mercadorias, historiadores e outros pesquisadores do campo das humanidades ambientais, têm contribuído para o debate, cada vez mais recorrente, sobre como enfrentar os desafios ambientais do século XXI. O comitê organizador WCEH2019 tem por objetivo promover um espaço de debates que favoreça o diálogo interdisciplinar. Desta forma, convidamos aos pesquisadores para que apresentem propostas de trabalho que privilegiem o diálogo entre os diferentes participantes e que envolva tópicos relacionados às diferenças de geracionais, geográficas e de gênero.

O WCEH2019 anuncia Bert Bilott e  Brigitte Baptiste como conferencistas

O 3rd World Congress of Environmental History, contará com duas importantes palestras plenárias, apresentando dois importantes expoentes do ativismo ambiental internacional. Estarão conosco em Florianópolis, Brasil, o advogado e ativista ambiental norte-americano Robert Bilott e a bióloga e ativista colombiana Brigitte Baptiste. Segundo Lisa Mighetto e Stefania Gallini, membros do Comitê do WCEH2019, a organização do evento está estusiasmada com a inclusão desses dois profissionais, mundialmente reconhecidos pelo seu protagonismo nas questões socioambientais.
Robert Bilott, é um ativista e advogado ambiental da empresa Taft Stettinius & Hollister. Em 2017, ele foi premiado com o Right Livelihood Award por seu importante trabalho no no combate à poluição química e mobilização social contra substâncias perigosas nos Estados Unidos. O caso mais conhecido da atuação de Bilott foi o processo envolvendo a empresa DuPont Chemical, em um processo relacionado ao envenenamento de gado na West Virgínia e a contaminação dos cursos d'aguas por aterro sanitário altamente poluente. A investigação de Bilott não apenas expôs a contaminação da DuPont, mas também alertou a opinião pública sobre os perigos que as substâncias químicas não regulamentadas representam.
Brigitte Baptiste é uma ecologista colombiana que atua na Plataforma Intergovernamental de Política Científica das Nações Unidas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES, criada em 2012). Segundo Lisa Mighetto e Stefania Gallini, a ativista colombiana se define como uma ecologista de paisagem cultural, que tem se dedicado à análise do papel da biodiversidade na mudança do uso da terra, bem como as práticas atuais de gestão dentro dos contextos institucionais. Desde 2011 ela atua como Diretora Geral do Instituto de Pesquisa de Recursos Biológicos Humboldt – o braço científico e consultor de políticas do Ministério do Meio Ambiente da Colômbia. Além da sua atuação com ativista ambiental ela também tem sido uma voz proeminente na luta pela paz na Colômbia e uma agente privilegiada na integração do que ela define como “a biodiversidade florestal”. Em 2017, ela foi homenageada com o The Prince Claus Award por suas realizações notáveis ​​como cientista e ativista.

Certamente a participação destes dois importantes ativistas no WCEH 2019 será uma experiência memorável. Convidamos a todos os membros da Sociedad Latinoamericana Y Caribeña de História Ambiental para que incluam em suas agendas e se juntem a nós no evento em Florianópolis (22 a 26 de julho de 2019).

Fonte
https://www.3wceh2019.floripa.br/

Nenhum comentário: