sexta-feira, 10 de abril de 2020

A origem da pandemia e a história ambiental

Exibição de animais exóticos. 1774
Acervo do Museu Britânico.
A atual pandemia nos faz lembrar de advertências proferidas pelos cientistas de que doenças altamente infecciosas com poder de devastar e desarticular as sociedades humanas estão diretamente relacionadas com a perda de biodiversidade e as profundas transformações dos ambientes naturais em várias partes do planeta. 

Ainda não sabemos se foi realmente o pangolim o animal hospedeiro do vírus até chegar aos seres humanos. O que temos certeza é que a infecção ocorreu na cidade chinesa de Wuhan. Este post é para pensarmos como a história ambiental se apresenta como uma das áreas do conhecimento mais importantes para ampliarmos nossa compreensão sobre a pandemia do novo coronavírus.

Uma breve e recente história das doenças nos mostra que vírus transmitidos de animais a humanos tem causado grandes problemas, como por exemplo o Ebola, HIV, SARS e MERS. Mais da metade das enfermidades acometidas pelos humanos tem ligação com os outros animais. Isso não nos dá o direito de pensarmos que há culpa nos animais selvagens, mas nos leva a questionar como a interação muitas vezes desnecessária entre humanos e outras espécias cria condições para cenários catastróficos. 

A história ambiental apresenta como as civilizações tem mantido em exposição animais exóticos nos mercados de grandes cidades, seja para comercializar ou mesmo ostentar poder por parte de líderes políticos ou membros das elites. Essa perspectiva é importante para refletirmos sobre as consequências da devastação de ambientes ecologicamente equilibrados para servir aos interesses irresponsáveis do capitalismo. 

Circula pela internet a explicação de que os chineses teriam criado em laboratório o novo coronavírus. Nossa opinião é de que essa compreensão contribui para deixarmos em segundo plano a discussão sobre as consequências danosas do avanço humano em áreas ecologicamente equilibradas. Questões como a mudança climática são deixadas de lado quando resumimos o debate em teorias da conspiração. 

Nesse sentido, a história pode contribuir para ampliarmos nossa compreensão sobre esses eventos catastróficos quando reconhece a importância crucial da relação humanos-natureza. É a perspectiva ambiental que nos possibilita ter um entendimento ainda mais profundo sobre a relação das civilizações humanos e as outras espécias. Acreditamos que esse é um bom caminho para repensarmos nosso comportamento como mais um dos moradores desse planeta. 

Nenhum comentário: