segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

História dos animais na Ucrânia

Na região que hoje conhecemos como Ucrânia, foi encontrado um sítio arqueológico uma casa construída com ossos de mamute. Os estudiosos explicam que isso aconteceu pelo fato de que essa área não contava com árvores apropriadas para essa finalidade. Também fora encontrando adornos feitos com ossos de mamute, evidenciando a importância desse grande animal não apenas para a alimentação de outras espécies. 


Umas das mais importantes peças do acervo do Museu Histórico dos Tesouros da Ucrânia revelam os animais ocupando um papel central no imaginário das sociedades antigas que habitaram a região pelos idos do século IV A.C.  Trata-se do Peitoral Dourado de Tovsta Mohyla, um antigo tesouro descoberto em um cemitério de Tovsta Mohyla em 1971 pelo arqueólogo ucraniano Boris Mozolevski. Animais de várias espécies podem ser observados como figuras que inspiraram esse adorno - alguns até tomando formas mágicas, como os cavalos alados. 


Outra relação entre humanos e animais na história da Ucrânia é a domesticação de cavalos. É provável que nessa região os primeiros cavalos tenham sido domesticados por humanos. Novas pesquisas indicam que os cavalos domésticos se originaram nas estepes da Ucrânia moderna, misturando-se com espécies selvagens locais à medida que se espalham pela Europa e Ásia. A pesquisa foi publicada em 07 de maio, na revista Proceedings of the National Academy of Sciences .

Por várias décadas, os cientistas ficaram intrigados com a origem dos cavalos domesticados. Com base em evidências arqueológicas, há muito se pensava que a domesticação do cavalo se originou na parte ocidental da estepe euro-asiática (Ucrânia, sudoeste da Rússia e oeste do Cazaquistão); no entanto, uma única origem em uma área geograficamente restrita apareceu em desacordo com o grande número de linhagens femininas no pool genético do cavalo doméstico, comumente pensado para refletir múltiplos "eventos" de domesticação em uma ampla área geográfica.


A fim de resolver a história intrigante do cavalo doméstico, cientistas da Universidade de Cambridge usaram um banco de dados genético de mais de 300 cavalos encontrados em toda a estepe euro-asiática. 

A pesquisa mostra que o ancestral selvagem extinto dos cavalos domésticos, Equus ferus , expandiu-se para fora do leste da Ásia há aproximadamente 160.000 anos. Eles também foram capazes de demonstrar que o Equus ferus foi domesticado na estepe eurasiana ocidental e que os rebanhos eram repetidamente reabastecidos com cavalos selvagens à medida que se espalhavam pela Eurásia.

Vera Warmuth, do Departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge, disse: "Nossa pesquisa mostra claramente que a população fundadora original de cavalos domésticos foi estabelecida na estepe eurasiana ocidental, uma área onde foram encontradas as primeiras evidências arqueológicas de cavalos domesticados. A disseminação da domesticação do cavalo diferiu de muitas outras espécies de animais domésticos, pois os rebanhos em expansão foram aumentados com cavalos selvagens locais em uma escala sem precedentes. Se esses eventos de repovoamento envolveram principalmente éguas selvagens, podemos explicar o grande número de linhagens femininas no pool genético de cavalos domésticos sem ter que invocar múltiplas origens de domesticação."

Os pesquisadores fornecem a primeira evidência genética para uma origem de domesticação geograficamente restrita na estepe euro-asiática, como sugerido pela arqueologia, e mostram que a enorme diversidade feminina é o resultado de introduções posteriores de éguas selvagens locais em rebanhos domésticos, conciliando assim evidências que anteriormente deram origem a cenários conflitantes.

A pesquisa foi financiada pelo BBSRC, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e pelo Leverhulme Trust.

Dessa maneira, a história dos animais não humanos amplia nossa compreensão sobre a história das sociedades humanas. 

Fonte: Science Daily

Nenhum comentário: