sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Encontro de História Ambiental em Peniche - Portugal

 
Entre os dias 24 e 26 de novembro de 2022 ocorreu na cidade portuguesa de Peniche o III International Meeting Histories of Nature and Environments: More Than Just Biodiversity. O evento ocorreu nas dependências da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar que contou com o apoio da Câmara Municipal.


O encontro contou com o envolvimento de profissionais do  Centro de História (CH-ULisboa) da Universidade de Lisboa, o Centro de Letras (CHAM) da Universidade NOVA de Lisboa e o Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) da Universidade de Lisboa. 



O evento foi organizado a partir de uma programação multidisciplinar com palestras em todos os dias, mas também em sessões que aconteceram em duas salas simultaneamente. Também houve apresentação de trabalhos de alunos que expuseram em formato de banner.  Durante os intervalos um delicioso coquetel acompanhava as boas conversas entre os participantes vindo de diferentes países. Um clima muito agradável e apresentações de alto nível marcaram esta edição. 


Dentre os palestrantes podemos destacar o tema Urban Wildlife in a Latin American Megacity: São Paulo in the 20th and 21st centuries proferido pela professora Regina Horta (UFMG - Brasil) e que dicutiu questões sobre a fauna urbana em São Paulo desde o início do século XX até os dias atuais. Com uma abordagem original, a professora Regina Horta dá protagonismo aos animais não humanos em seu estudo de História dos Animais, refletindo sobre  os impactos da industrialização e a chegada de milhares de imigrantes europeus. Ela aponta para o fato de que grande cidades como São Paulo podem servir de laboratórios para os historiadores ambientais.

Nenhum comentário: