segunda-feira, 21 de maio de 2012

O que é um pontinho preto no gramado?

Como já se tornou rotina, o Brasil é assunto na "The Economist". A matéria discute sobre a como a economia brasileira tem deixado de ser tão atrativa como a pouco tempo foi. Mas não foi esse assunto que me fez escrever o post de hoje, e sim a fotografia que ilustra o artigo "A bull diminished".


A fotografia que reproduzimos aqui mostra um grande gramado e apenas um boi, uma imagem ótima para pensarmos sobre os problemas que a pecuária tem gerado para o meio ambiente (e quando falamos em meio ambiente estamos falando dos seres humanos fazendo parte dele).

Quantas árvores tem sido derrubadas para criação de pasto para um único boi. O problema do desmatamento tem íntima relação com a pecuária industrial. Para piorar, o governo federal, por meio do BNDES tem se tornado sócio desse tipo de negócio que derruba as florestas.

Junto com leis mais comprometidas com a floresta em pé e consumidores conscientes com uma dieta MENOS dependente de carne vermelha é uma de muitas combinações que poderiam nos tornar mais independentes dessa pecuária de larga escala. A Amazônia tem sido uma das regiões do mundo que mais sofrem com esse tipo de negócio.

Abaixo colocamos um gráfico que muito se relaciona com a fotografia da "The economist", é pra parar e pensar.

Nenhum comentário: