segunda-feira, 28 de maio de 2012

Religiosidade na Amazônia Colonial

A Associação Brasileira de História das Religiões promove seu XIII Simpósio Nacional com o tema Religião, carisma e poder: As formas da vida religiosa no Brasil em São Luis, MA - 29 de maio a 01 de junho de 2012 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Nesse evento, junto com Domingos Oliveira, apresentarei a comunicação Religiosidade na Amazônia colonial: história e arte na arquitetura da Capela Pombo.

Resumo
Situada no centro de Belém do Pará, a Capela Pombo, também conhecida como Capela de Nosso Senhor dos Passos, é um oratório construído na segunda metade do século XVIII, sendo atribuída sua autoria ao arquiteto italiano Antonio Landi, expressão do estilo arquitetônico português desse período. Ao longo do tempo, essa casa de culto passou a ter diferentes usos públicos e particulares, abrigando importantes eventos ocorridos na capital paraense. Nosso trabalho pretende analisar como a arquitetura da Capela Pombo nos permite conhecer a religiosidade desenvolvida por aqueles que viviam na Amazônia no período colonial, revelando também as relações sociais, a economia e a política do lugar. Além disso, abordaremos as questões da tipologia arquitetônica e artística que envolvem a construção da capela, seus ornamentos e o sentido religioso desses elementos. Por fim, pretendemos apresentar o estado atual preocupante em que se encontra a capela, patrimônio histórico inestimável por todas essas características acima descritas.

Nenhum comentário: