quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O encontro de história colonial: notícias e saudades

O IV Encontro Internacional de História Colonial, realizado em Belém nos dias 03, 04, 05 e 06, foi realmente memorável. além de acontecer na Universidade onde cursei minha graduação, especialização e mestrado, pude apresentar minha pesquisa de doutoramento na presença do prof. Dr. Mauro Coelho e das professoras doutoras Íris Kantor, Patrícia Sampaio e Maria de Fátima Costa - tendo o privilégio de ouvir críticas importantíssimas.

Tenho um carinho especial por esse encontro, o qual participei de2 das 3 edições. Mas, ver meus professores na coordenação e proferindo palestra tão boas foi muitíssimo proveitoso. Pude conversar (mesmo que muito rapidamente) com o prof. Serge Gruzinski (foto acima) e entregá-lo o texto que escrevi, juntamento com a colega Gabriela Mirando, intitulado "O boto, a sereia e o historiador: contribuições de Serge Grusinski a história da ciência" (que será publicado brevemente) Mas, antes que o post de hoje se pareça um diário, vou salvá-lo transformando em memórias.

Ministrei junto com o prof. Ms. Diego Machado o mini-curso História da Ciência em documentos coloniais, posso relatar que foi um sucesso. O ponto alto foi conhecer um grupo de estudantes de história preocupados em realizar trabalhos que relacionem ciência, natureza e sociedade - um deles, já havia se inscrito no mini curso que ministrei em Recife (2010) . Pude conhecer as pesquisas dos alunos (na foto acima) e também ter o prazer de ouvir que a partir dos diálogos que tivemos em sala de aula outras pesquisas surgiram - obriga a todos.

Foi muito bom viver todos esses dias no século XVIII. O V Encontro Internacional de História Colonial acontecerá em Maceió nos dias 03-06 de Setembro de 2014. Nos resta aguardar.

Nenhum comentário: