sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Arte e ciência nas fotografias do prêmio Nikon

Ao longo da história vemos o interesso dos seres humanos aumentando em relação a vida silvestre no seus mínimos detalhes. Para além de um conhecimento mais "científico", o post de olha é um brinde a arte e a beleza das imagens captadas para o concurso promovido pela Nikon.

O concurso de fotomicrografia Small World (Pequeno mundo, em tradução livre), promovido anualmente pela empresa japonesa Nikon, trata de premiar as mais belas imagens microscópicas feitas para pesquisas científicas. O primeiro lugar de 2012 foi concedido aos pesquisadores Jennifer Peters e Michael Taylor, do centro de pesquisas do Hospital St. Jude Childrens, em Memphis, no Estado do Tennessee, nos Estados Unidos. A dupla registrou o fluxo sanguíneo no cérebro de um peixe-zebra em desenvolvimento com um microscópio confocal e 20 vezes maior do que o real  (ao lado).

Walter Piorkowski, de South Beloit, no Illinois, nos Estados Unidos, ficou com o segundo lugar do concurso Small World com a fotografia de aranhas recém-nascidas, em um registro seis vezes maior do que o real.


Você pode ver todas as fotos classificadas no concurso clicando aqui

Nenhum comentário: