sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Anpuh 2013: Simpósio Temático de História ambiental



De 22 a 26 de Julho acontecerá em Natal-RN o XXVII Simpósio Nacional de História. Destacamos o Simpósio Temático 57 que abrigará trabalhos na perspectiva da História Ambiental.

ST 057. História Ambiental: Natureza e Sociedade na Interpretação Histórica

Coordenadores: JOSÉ AUGUSTO PÁDUA (Pós-doutor(a) - Universidade Federal do Rio de Janeiro), PAULO HENRIQUE MARTINEZ (Livre Docência - Universidade Estadual Paulista)

Resumo: No Brasil, desde a década de 1990, vários estudos vêm procurando investigar e operar enfoques teóricos, metodologias, fontes, instrumentos de pesquisa e de análise que contemplem os elementos da natureza e da intervenção humana no ambiente como aspectos importantes da explicação histórica. Um boa parte desses trabalhos, de fato, se beneficiou do diálogo com autores clássicos da historiografia brasileira que enfatizaram a relevância da interação entre sociedade e natureza, como foi o caso de Sergio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Caio Prado Júnior. Na Europa e nos Estados Unidos, sociedades onde a transformação industrial da paisagem intensificou-se no século XX, uma “história ambiental” consciente de si mesma desenvolveu-se a partir da década de 1970. A difusão dessa abordagem para outras realidades sociais e temas de pesquisa (extrativismos, colonialismo, imaginário, políticas públicas), assim como sua expansão institucional em diferentes regiões (Índia, Japão, América Latina, Austrália etc.) foi contínua nas décadas seguintes. A realização deste Simpósio Temático pretende aprofundar o diálogo entre historiadores dedicados ao desenvolvimento da história ambiental no Brasil, reunindo profissionais com diferentes trajetórias institucionais e variada experiência em docência, pesquisa e atividades de extensão. Ao propor a discussão de trabalhos que enfoquem as múltiplas interações do ser humano com a natureza, mediada pelas relações sociais historicamente constituídas, este Simpósio Temático quer promover essa prática historiográfica, ou seja, fomentar a qualidade teórica, o aprimoramento de técnicas e métodos de investigação, o tratamento crítico das fontes, a capacidade de análise e o diálogo interdisciplinar. Quer também estimular a melhor formação de historiadores ambientais em programas de graduação e pós-graduação, assim como a divulgação e debate de pesquisas recentes.
Justificativa: A história ambiental no Brasil, assim como em diversos países, conheceu uma rápida expansão nos últimos anos, quantitativa e qualitativa. Observa-se uma elevação contínua na qualificação das pesquisas, notadamente em termos do uso criativo de novas fontes e instrumentos de análise, com uma clara perspectiva interdisciplinar. Há também um sensível esforço de congregação de historiadores do meio ambiente, como atestam a organização de simpósios anteriores desta área do conhecimento histórico em encontros nacionais e regionais da Anpuh e, mais recentemente, com a realização do VI Simpósio da Solcha - Sociedade Latino-Americana e Caribenha de História Ambiental, na Colombia, em 2012. O aprofundamento do debate teórico, metodológico, historiográfico e da discussão crítica das fontes, bem como a difusão de pesquisas em andamento e concluídas, sob a forma de projetos, dissertações e teses universitárias, livros, coletâneas, artigos e ações pedagógicas (disciplinas, seminários, palestras, cursos) é, portanto, uma necessidade incontornável e, hoje, uma demanda real nesta prática historiográfica. É inegável, além disso, o potencial dinamizador que a História Ambiental pode desempenhar no ensino de História na educação básica e nas universidades, além de estratégias para o desenvolvimento da Educação Ambiental no Brasil. Esta colaboração dos historiadores do meio ambiente pode ser exercida, por exemplo, na elaboração de materiais e recursos didáticos. Este é o perfil dos profissionais que o Simpósio Temático pretende reunir, promovendo e estimulando diálogos e buscando aprimorar o padrão de investigação e de análise que vem sendo construído na história ambiental do Brasil, um campo cujo desenvolvimento se faz inadiável por conta de imperativos éticos, sociais, científicos e pedagógicos.

Bibliografia: 

DEAN, Warren. A Ferro e Fogo: A História e a Destruição da Mata Atlântica Brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
DUARTE, Regina Horta. História e Natureza. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FRANCO, José Luiz de Andrade & DRUMMOND, José Augusto. Proteção à natureza e identidade nacional no Brasil anos 1920-1940. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.
KLANOVICZ, Jô, ARRUDA, Gilmar e Carvalho, Ely. História Ambiental no sul do Brasil. São Paulo: Alameda, 2012.
MARTINEZ, Paulo Henrique. História Ambiental no Brasil: Pesquisa e Ensino. São Paulo: Cortez, 2006
MARTINEZ, Paulo Henrique (Org). História Ambiental Paulista: Temas, Fontes, Métodos. São Paulo: Senac, 2007.
MCNEILL, J., PADUA, J. A., RANGARAJAN, M. (Orgs.). Environmental History - As If Nature Existed, New Delhi: Oxford University Press, 2010.
PÁDUA, José Augusto. Um sopro de destruição: Pensamento Político e Critica Ambiental no Brasil Escravista – 1786/1888. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002
PÁDUA, José Augusto. “As Bases Teóricas da História Ambiental”, Estudos Avançados, Vol. 24, n. 68, 2010.

Nenhum comentário: