segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Hóspedes sem mosquitos e florestas sem macacos

A Riviera Maia é um distrito pertencente ao estado mexicano de Quintana Roo, localizado na península de Yucatan, na costa caribenha no México. Foi ali que Hernan Cortez iniciou sua investida contra o povo Asteca.

Diferente do norte mexicano, a península de Yucatan possui uma exuberante floresta com uma grande biodiversidade. Mas, neste distrito chamado Riviera Maia, algo muito estranho acontece: a floresta parece estar vazia de animais. Apenas alguns vivem ali como um pássaro preto chamado Quiscal (que tornou-se uma praga), esquilos e as iguanas.

Nessa região há muitos resorts (hotéis que oferecem diversão e relaxamento sem precisar que os hóspedes saiam) que curiosamente se valem de características ecológicas com o objetivo de agregar valor a sua marca. 

O que achei estranho foi a ausência completa de mosquitos e macacos. Nenhum rastro deles. Minha hipótese é a de que os resorts desequilibraram de tal forma o ambiente que esses animais não existem mais ali, outra opção é a de que esses hotéis eliminaram propositalmente determinadas espécies.

A foto que apresento aqui acima mostra um carro que ao cair da noite passava por toda a região do resort espalhando uma fumaça, provavelmente para matar os mosquitos. Nunca vi ali um sapo. Imagino o quanto aquele ecossistema está desequilibrado, apesar da exuberância aparente. Vale tudo para o turismo?

Nenhum comentário: