
Diferente do norte mexicano, a península de Yucatan possui uma exuberante floresta com uma grande biodiversidade. Mas, neste distrito chamado Riviera Maia, algo muito estranho acontece: a floresta parece estar vazia de animais. Apenas alguns vivem ali como um pássaro preto chamado Quiscal (que tornou-se uma praga), esquilos e as iguanas.
Nessa região há muitos resorts (hotéis que oferecem diversão e relaxamento sem precisar que os hóspedes saiam) que curiosamente se valem de características ecológicas com o objetivo de agregar valor a sua marca.
O que achei estranho foi a ausência completa de mosquitos e macacos. Nenhum rastro deles. Minha hipótese é a de que os resorts desequilibraram de tal forma o ambiente que esses animais não existem mais ali, outra opção é a de que esses hotéis eliminaram propositalmente determinadas espécies.
A foto que apresento aqui acima mostra um carro que ao cair da noite passava por toda a região do resort espalhando uma fumaça, provavelmente para matar os mosquitos. Nunca vi ali um sapo. Imagino o quanto aquele ecossistema está desequilibrado, apesar da exuberância aparente. Vale tudo para o turismo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário