segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Ilhas Cagarras: Monumento Carioca



Amanhã, terça-feira, dia 10 de setembro, evento da série Conversas no Museu se volta para a reflexão sobre as belezas e riquezas do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, um conjunto de sete ilhas e ilhotas localizado a apenas 4 km da praia de Ipanema. Em uma sequência de apresentações, os especialistas em fauna e flora marinha Fernando Moraes, Gilberto Amado Filho, Massimo Bovini, Athila Bertoncini e Fabiana Bicudo discorrerão sobre o processo de elaboração do livro “História, Pesquisa e Biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras”, lançado pelo Projeto Ilhas do Rio através do Museu Nacional, em uma iniciativa do Instituto Mar Adentro com o patrocínio da Petrobras.

Fruto de 18 meses de pesquisas, a publicação traz informações históricas, dados geomorfológicos das ilhas, além de conteúdo científico completo sobre a biodiversidade do arquipélago, transformado em Monumento Natural em 2010, tornando-se a primeira Unidade de Conservação Marinha de Proteção Integral do litoral carioca. Sua história, beleza cênica, variedade de fauna e flora típicas da Mata Atlântica insular, estratégias de conservação, os impactos da atividade humana e a importância da aplicação de um Plano de Manejo para a área são temas abordados no evento, que será antecedido pela exibição, de 9h30 às 10h, do documentário Ilhas Cagarras: Monumento Carioca, de Fernando Moraes & Maurício Salles; outro produto do Projeto Ilhas do Rio.

Representante do Museu Nacional no Conselho Consultivo do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, Fernando Coreixas de Moraes foi um dos idealizadores do Projeto Ilhas do Rio, realizado pelo Instituto Mar Adentro. Mestre e doutor em ciências biológicas pelo Museu Nacional/UFRJ,o pesquisador tem Pós-Doutorado em Ecologia e Biogeografia de Porifera do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Presentemente, é Pesquisador Colaborador da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional - UFRJ e atua como Pesquisador Associado do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro no Projeto PELD Abrolhos.

Doutor em Ciências Biológicas pela UFRJ, Gilberto Menezes Amado Filho é pesquisador titular do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com experiência acumulada nas áreas de Oceanografia Biológica e Botânica Marinha, o pesquisador atua principalmente em ecologia de comunidades bentônicas, ecofisiologia de macrófitas marinhas, mineralização em organismos marinhos e interação entre poluentes e organismos marinhos.

Massimo Giuseppe Bovini é doutor em Botânica pela UFRJ, docente no Mestrado Profissional na Escola Nacional de Botânica Tropical e pesquisador do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com experiência na área de Botânica, com Taxonomia de Fanerógamos. Atualmente, participa de conselhos consultivos de Unidades de Conservação e reuniões sobre o Monitoramento da Biodiversidade.

Áthila Bertoncini Andrade é oceanógrafo e doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Atua na área de Ecologia e Zoologia, com ênfase em peixes de recifes coralíneos e rochosos, áreas marinhas protegidas e espécies ameaçadas. É o atual campeão brasileiro de fotografia submarina.

Fabiana Bicudo é analista ambiental do ICMBio, bióloga e mestre em Oceanografia. Foi chefe do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e, atualmente, está à frente do MoNa Cagarras, coordenando a elaboração do Plano de Manejo desta Unidade de Conservação.

Conversas no Museu acontece na terça-feira, 10 de setembro, às 10h, após a exibição do documentário Ilhas Cagarras: Monumento Carioca, de Fernando Moraes & Maurício Salles, a partir de 9h30.

Nenhum comentário: