segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Natureza e história na Amazônia Colonial no laboratório de história e ecologia

As atividades do Laboratório de História e Ecologia - UFRJ do II semestre iniciam no próximo dia 02 de Outubro às 14h00 com o tema "Natureza e história na Amazônia colonial: o tempo das demarcações de limites (1750-1799)" por Wesley Kettle. Apresentarei algumas reflexões resultantes da pesquisa que desenvolvo sob a orientação do professor doutor José Augusto Pádua.

Mais informações, inclusive um texto que preparei como base para discussão, podes encontrar no website do laboratório clicando aqui

Resumo da apresentação

Em 1750, foi assinado pelos reis espanhol e português o Tratado de Madri com o objetivo de resolver os problemas envolvendo as fronteiras de seus domínios na América. Foram contratados e enviados para esse território homens de ciências capazes de realizar os trabalhos das demarcações de limites. Nossa pesquisa tem como objetivo investigar as visões de natureza dos personagens que participaram dessa tarefa, como astrônomos, desenhadores, engenheiros, clérigos, ouvidores, secretários, entre outros que percorreram a bacia hidrográfica do Amazonas como membros de expedições, descimento de índios ou mesmo coleta de drogas do sertão. Nesta apresentação pretendemos analisar esse contexto na perspectiva da história ambiental, percebendo esses sujeitos em interação com o mundo natural do Vale Amazônico.

Calendário do Laboratório

16 de outubro - SOLCHA - NÃO HAVERÁ REUNIÃO

30 de outubro - Mark Stoll (título a combinar)

13 de novembro - José Augusto Pádua - O Dilema do Berço Esplêndido: o Brasil na História do Antropoceno

27 de novembro - Felipe Süssekind (PUC-Rio/ CAPES/FAPERJ)  Os Desaparecidos do Antropoceno,

Nenhum comentário: