quinta-feira, 18 de setembro de 2014

"A natureza invade a cidade": onde estão as plantas e animais?


O que se quer no fim do dia é terminar esparramado em uma grama falando dos sonhos. Pois bem, o fim da tarde foi quase assim. Terminei esparramado em um tapete verde que imitava grama. Fui assistir a instalação audiovisual montada pelos artistas Ygor Marotta e Ceci Soloaga na Caixa Cultural (RJ) com o título "A natureza invade a cidade", que fica em cartaz até o dia 28 de setembro.

A instalação conta a trajetória de uma menina e seu gato que fora vagando pela cidade se deparam com pensamentos que nos levam a refletir sobre a escassez de plantas e animais nos espaços públicos dos grandes centros urbanos. A dupla destaca os elementos que infelizmente compõem o cotidiano dos moradores das cidades: policiais, bandidos, carros, desigualdade social e a tv que muitas vezes nos distrai para pensar sobre essa realidade.

A menina e seu gato vagueiam por outras dimensões encontrando elementos que faltam a cidade, como árvores, lagos, indígenas, pássaros, a espiritualidade, cores, e tudo que realmente tornaria o cinza das cidades menos agressiva e opressiva. Uma instalação com poesia visual e uma discussão de fundo bastante pertinente hoje. Vale a pena conferir!!!

Nenhum comentário: