domingo, 11 de janeiro de 2015

A dimensão ambiental do conhecimento histórico: entrevista com José Augusto Pádua

Olá amigos e amigas que acompanham este blog, a postagem de hoje trata de uma entrevista que o professor doutor José Augusto Pádua (UFRJ) concedeu aos professores doutores Alessandra Izabel de Carvalho (UEPG) e Robson Laverdi (UEPG) e que foi publicada na Revista de História Regional da Universidade Estadual de Ponta Grossa recentemente.

"Na entrevista coletiva que aqui publicamos, somos convidados a mergulhar na história de sua trajetória intelectual a partir de sua própria narração. Nela somos envolvidos na compreensão das marcas de sua sensibilidade historiadora, fruto evidentemente de uma conjuntura política e sociocultural de uma toda uma geração. Nessa trama, vai aos poucos contanto como foi conhecer os seus mais importantes interlocutores, evidenciando pessoas e experiências. O encontro com Warren Dean, por exemplo, é contado como uma profusão de sentimentos e pertencimentos, e tornado vivo através de sua cativante narrativa. A partir desses diálogos, Pádua foi tecendo o modo
como fez de si uma sementeira de interesses e inquietações, cuja sensibilidade peculiar soma-se à própria história da história ambiental no Brasil". 

Desejo a todos vocês um Feliz Ano Novo e boa leitura.

Nenhum comentário: