quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A natureza na revista Charlie Hebdo

A notícia mais comentada nos últimos dias foi o atentado terrorista em Paris, no qual morreram cartunistas da revista Charlie Hebdo.

Não conhecia esses cartunistas, tampouco a revista. Fui procurar algumas charges e me deparei com várias criticando os problemas ecológicos que sofre nosso planeta.

Este post. portanto, é para compartilhar algumas críticas da Charlie Hebdo a respeito da natureza. Chamou-me a atenção que os chargistas gostam de denunciar as ações dos humanos colocando-os na condição dos animais não-humanos.

Uma das capas da revista trouxe o assunto dos problemas envolvendo a energia nuclear destacando as posições francesas. Uma das melhores formas de chamarmos atenção para a crise ambiental tem sido o humor - feito brilhantemente por essa publicação.

Minha opinião - Nada justifica os atos terroristas em nenhum lugar do mundo. Mas sempre tenho a sensação de que há coisas mais importantes para nos preocuparmos do que com a religião alheia. Não conheço a fundo o conteúdo da Charlie Hebdo, mas poderia concentrar sua energia contra os deuses e profetas do capitalismo e deixar Maomé para depois. Não estou pregando a censura, tampouco pautando a edição alheia, mas penso que a prudência não nos torna menos corajosos. 




Nenhum comentário: