segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Guns and gatinhos: natureza em arte

Até o dia 03 de Dezembro, na galeria Hasted Kraeutler - em Nova Iorque, está em exibição Honey Bunny - do pintor Marc Dennis. O que nos chamou atenção, além de serem belas obras de arte, foi a utilização de elementos da natureza nas pinturas, destacando animais domésticos.

Marc Dennis parece querer suscitar emoções a partir da dicotomia e do contraste, tendo como base o cotidiano (almofadas, camas e toalhas). Reunindo ícones tão antagônicos em um mesmo quadro, tendo como principal elemento as ARMAS - e toda simbologia peculiar delas nos EUA (poder/fragilidade; beleza/morte).

O trabalho de Dennis nos permite pensar, entre outras coisas, como determinados animais ganharam significados que os transformaram em ícones da sociedade. Ao expressar quão familiar e doméstica as armas de fogo são para a sociedade estadunidense, o artista utiliza o gato - animal que habita os lares, passeia pelos cômodos e adormece na cama como um membro da casa. Excelente associação.

Isso fica bastante visível em biggy kitty (acima à direita). O animal, a cama, uma arma menor e outra enormer - na qual o bichano descansa. Juntos aquilo que é artificial e o natural - poesia visual da melhor qualidade. Sem contar a expressão da cara do pequeno gato (que dá nome ao quadro).

Outro quadro que destacamos é o Little Ways, no qual um gato 'vivo' posa sob um urso morto. A arma esta presente no pequena almofada - mas parece ecoar na figura do urso alvejado. Os animais e suas expressões servem de ícones para Marc Dennis pinturas suas cenas.

Em One Tiny, Dennis retrata um cãozinho branco deitada sobre vários pedaços de carne - a vida e a morte em contraste. Animais ícones mais uma vez (talvez seu único quadro desta exibição em que as armas não aparecem).

Por fim, um dos mais interessantes, intitulado American women, no qual muitas armas estão postas sobre um pano com estampas de pássaros, flores e folhas - uma espécie de toalha de mesa. Note que o contraponto às armas, para Dennis, é sempre os animais e sua carga si
mbólica de pureza e domesticidade.


Penso mil e uma coisas à respeito dessas pinturas, mas o que quero dizer é que suscitam em mim uma inquietação que explica a vontade de escrever o post de hoje - a natureza como contraponto à uma "beleza" da violência, natureza ícone posta à mesa - e paro aqui para não cansar quem leu até o fim.

Para ver mais obras dessa exposição (que não traz apenas animais e armas, mas armas e outros elementos) acesse: http://hastedkraeutler.com/exhibition.php

Nenhum comentário: