terça-feira, 1 de novembro de 2011

História e Maconha


Quando o canal History Channel não está apresentando seus cansativos documentários sobre ETs ou repetitivos programas sobre a II Guerra Mundial, podemos assistir ótimas produções, como o especial "A história da maconha" no qual acompanhamos parte da história dos homens por meio da trajetória de uma droga considerada hoje psicotrópica (nos EUA e em muitos outros países).

A maconha é um produto global que nos Estados Unidos produz mais de 36 bilhões de dólares por ano. Enquanto muitos acham que é uma droga medicinal, outros a consideram uma “droga ponte”, que abre caminho para o uso de outras drogas mais fortes. Neste programa foi mostrado o paradoxo que existe com relação a esta substância: o governo dos Estados Unidos investiu 100 bilhões de dólares para lutar contra o custo, venda e distribuição da droga, enquanto em 14 de seus estados o uso foi legalizado por razões medicinais.

O documentário nos permite refletir como uma planta pode ser tão importante na história da humanidade, influenciando decisões políticas e assumindo papel de tamanha relevância na economia das nações. Vemos também como a história de um país pode ser contado tendo como ponto de partida um vegetal, destacando o conflito que seu uso desperta.

Outro ponto que nos interessa refletir é que a maconha faz parte do grupo de plantes que foram aclimatados por diferentes populações que provocou inflexões nessas sociedades. Enfim, a história da maconha parece contar boa parte de nossa história. Abaixo, a propaganda das cigarrilhas Grimault publicada em 1905 em um periódico brasileiro (CARLINHI, A história da maconha no Brasil - http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v55n4/a08v55n4.pdf)

Para baixar odocumentário e assistir: http://www.megaupload.com/?d=55AHXDE0

Nenhum comentário: