segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Amazônia, lugar da experiência: exposição no MUFPA

O Museu da Universidade Federal do Pará, a Fundação Nacional de Artes e o Ministério da Cultura convidam para a abertura do projeto AMAZÔNIA, LUGAR DA EXPERIÊNCIA, que constitui a coleção amazoniana na Universidade Federal do Pará.

Com o objetivo de criar uma coleção de arte contemporânea sobre a Amazônia e seus artistas, o projeto "Amazônia, Lugar da Experiência" abre hoje para o público. Vencedor do Prêmio de Artes Plásticas Marcatonio Vilaça e do Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010, da Fundação Nacional de Artes, a inauguração será a partir das 19h, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Vindos da própria região e de outras partes do país, os artistas expõem seus olhares em um grande mapa de experiências na região amazônica, com obras das quatro últimas décadas de produção artística no Norte do Brasil.

A coleção de arte que pretende refletir sobre a Amazônia é composta por mais de 30 artistas e tem idealização e curadoria de Orlando Maneschy. Por meio da Coleção Amazoniana de Arte da UFPA, "Amazônia, Lugar da Experiência" pretende dar visibilidade às discussões presentes nas obras e provocar reflexão e circulação de ideias.

O projeto quer aumentar a produção reflexiva relacionada com a pesquisa, ensino e extensão universitária, por meio de ações educativas que sugerem atividades presenciais e on-line. "Olhar para a Amazônia sempre foi uma necessidade para mim, na tentativa de entender como sua história adiciona às produções artísticas e geram obras que ativam questões que ultrapassam regionalismos. Foi aí que nasceu este projeto", afirma o criador do projeto, que também é artista, pesquisador e curador independente (O Liberal).

Exposição: AMAZÔNIA, LUGAR DA EXPERIÊNCIA
Data: 04 de outubro de 2012 a 06 de janeiro de 2013
Local: Museu da Universidade Federal do Pará
Endereço: Avenida Governador José Malcher, 1192 – Nazaré – Belém – Pará - Brasil, CEP : 66055 – 260, Fone: 00–55–91–3224.0871 / 3242.8340
Entrada Franca

Nenhum comentário: