sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Rousseau, John Cage e a natureza na Cult

A edição 172 da Revista Cult traz um dossiê sobre Rousseau, mostrando que o autor de O contrato social, que está fazendo 250 anos, tratou de assuntos como a democracia, educação e feminismo ainda no século XVIII.

Particularmente, não gosto de análises que procuram mostrar que um personagem histórico antecipou determinado debate que apenas seria travados 100 anos depois. Mas, que destacar um dos artigos, trata-se de "Devaneios de um ecofilósifo"escrito por José Augusto Pádua. Nele o autor apresenta de maneira equilibrada as influências de Rousseau sobre o ecologismo, "mais pela reflexão do que pela preocupação efetiva com questões ambientais".

Outro texto na mesma edição, de autoria de Vladmir Safatle, fala sobre John Cage, que faria 100 anos em Setembro. Segundo ele, Cage "renovou a música ao reconstruir o conceito de natureza". O texto aponta alguma obras desse artista, um deles "In a landscape" coloca aqui para você escutar. "E uma natureza que não funciona mais como a imagem de um sistema de causalidade fechada".

A revista está nas bancas ainda neste início do mês de Outubro.

Nenhum comentário: