quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A natureza na música de Saint-Saëns: o carnaval dos animais

Escrevo o post de hoje ouvindo Le carnaval des animaux de autoria de Camille Saint-Saëns (1835-1921). Essa obra é composta por 14 movimentos e foi concebida no ano de 1886 com o objetivo de ser apresentada na terça-feira gorda de carnaval. O fundo musical não é apenas para embalar minhas palavras, mas sim o objetivo final da postagem.

Saint-Saëns escreveu "O carnaval dos animais" em uma pequena aldeia austríaca após ter chegado de uma turnê sem sucesso na Alemanha. Para além de ser uma peça musical inocente, o compositor francês tinha como objetivo fazer uma crítica ao cenário musical parisiense em fins do século XIX. No contexto do Romantismo, suas melodias procuravam destacar as questões dos indivíduos e a subjetividade humana.




Para compreender as críticas que o autor faz é preciso relacionar o título dos movimentos etrechos inspirados em obras de importantes músicos, como no movimento "Tartarugas", no qual ele parece querer criticar Jacques Offenbach e sua obra 'Orfeu no Inferno"; e o movimento "Fósseis" contendo vários trechos de outros autores.

O que nos chama atenção é Saint-Saëns utiliza os animais como símbolos de determinadas qualidades como a soberba do Leão, o andar vagaroso das tartarugas, o peso e a densidade do elefante e até as ideias ultrapassadas representadas pelos fósseis. O sub-título da obra chama-se "A grande fantasia zoológica", período em que os estados nacionais cada vez mais davam importância para o conhecimento da fauna exótica.

Saint-Saëns teve a oportunidade de visitar a Espanha, as Canárias, o Sri Lanka|Ceilão, a Vietnã|Indochina, o Egito, e esteve várias vezes na América. Deu concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo em 1899. 



Para além das análises mais profundas da utilização da natureza na música de Saint-Saëns, é uma obra-prima da música produzida pelos seres humanas, expressando suas percepções sobre os animais. A animação abaixo foi feita pelos estudos Walt Disney utilizando o "Finale" - ultimo movimento da obra, para contar a corrida de um grupo de flamingos.

Nenhum comentário: