quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Autodestrutivos de camaro amarelo


Comprar, comprar e comprar! Já dizia Adam Smith que "o consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção". Vivemos em uma sociedade do consumo e isso não tem sido levado a sério. Boa parte de nossos problemas, incluindo aqueles que relacionam os humanos e o mundo natural, estão ligados ao excesso de consumo.


Um dos mais problemáticos, ao meu ver, é o consumo de automóveis e todos os prejuízos ao meio ambiente que isso provoca: poluição, engarrafamentos, aumento da temperatura, enfim, quanto menos carros nas cidade...melhor qualidade de vida. Mas não é isso que tem acontecido.

Ao invés de incentivarem o transporte público, o que vemos é uma constante desvalorização do metrô e ônibus pelo descaso com esses transportes por parte do poder público ou mesmo a supervalorização de carros particulares pelos publicitários.

Na verdade, o post de hoje foi motivado por uma constatação musical. Dos 10 vídeos mais acessados no You Tube, 6 fazem referência direta ao consumos de motos e carros de luxo, argumentando ser este o melhor da vida.

O vídeo mais acessado tem o título "Camaro Amarelo", o refrão diz
"E agora eu fiquei doce igual caramelo,
To tirando onda de Camaro amarelo.
E agora você diz: vem cá que eu te quero,
Quando eu passo no Camaro amarelo."

Outro diz:

De Christian ou de Oakley
De Tommy ou de Lacoste
De CB1000 da Honda
Ou de Hyundai Veloster


Outro clip entre os mais acessados tem o título "Fiorino" enquanto os demais são funks que exaltam o consumismo, marcas de roupa, perfume, etc.

Penso que precisamos questionar esse modelo de sociedade auto-destrutiva.
Para além de curtirmos dentro de um Camaro amarelo, sinto que é preciso despertarmos para o prazer de cochilarmos embaixo das árvores.

Nenhum comentário: